COMAD de Macuco marca presença em seminário

COMAD de Macuco marca presença em seminário

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

Evento debateu ações e política eficazes de combate às drogas
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO
O final do mês de agosto foi marcado por um importante evento realizado no município de Volta Redonda. Tendo como temas centrais ‘Chegando à Política de Drogas no Brasil’ e ‘Com a política de drogas atual será possível o sucesso?”“, o II Seminário Regional ABEAD Álcool e Drogas reuniu dezenas de personalidades interessadas no debate.
Atendendo um convite da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas e da Prefeitura de Volta Redonda, o Conselho Anti Drogas de Macuco (COMAD) marcou presença no seminário, cuja abordagem das ações e mudanças necessárias na política sobre drogas no Brasil após 10 anos de sua implementação foi considerada um sucesso.
A preocupação quanto à descriminalização da maconha e suas consequências foi tema amplamente debatido pelos palestrantes, entre eles Paulo Cesar Ramos, renomado psiquiatra com larga experiência em dependência química; Ana Cecília Petta Marques, médica psiquiatra e pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia e Ciência para Políticas sobre Álcool e Drogas e atual presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Drogas (ABEAD); José Mauro Braz de Lima, Pós-Doutor em Neurociência pela Universidade de Paris, Ex-Presidente da Associação Brasileira de Álcool e Drogas (ABRAD); e Renato Mussi, médico psiquiatra, especialista em dependência química.
Também acompanharam as palestras Felipe Pereira, secretário de Prevenção à Dependência Química do Estado do Rio, representando o governador Luiz Fernando Pezão, e Maria Luíza Arantes, presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do RJ (CEPOPD). Esta última, inclusive, estendeu o convite para que o Conselho do Município de Macuco apresentasse suas propostas de ações no I Encontro Estadual do RJ de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, a ser realizado no dia 15 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro.
Entusiasta do tema e bastante atuante por sinal, a presidente do COMAD de Macuco solicitou ao médico especialista em dependência química, doutor Renato Mussi, que ele abra espaço em sua agenda para ministrar uma palestra em Macuco. Ele prontamente aceitou o convite e disse que estará no município em novembro. “Tenho certeza que será um encontro bastante proveitoso. Devo dizer ainda que, graças ao apoio do prefeito Félix Lengruber à nossa política ativa de prevenção e tratamento à dependência química, estamos participando de eventos como esse, que nos auxilia a obter sucesso no desenvolvimento de conhecimento novos e atualizados sobre o tema para a implementação de uma política pública que gere ações eficazes”, declarou Fernanda Machado.