Governo do Rio cria ações para incentivar o turismo no interior

Campanhas promovem o setor em cidades fluminenses

Secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix tem organizado fóruns nas 12 regiões do Rio de Janeiro para incentivar o setor no interior do estado. Outro destaque é a campanha Cidades Maravilhosas, que estimula o visitante nacional e estrangeiro a conhecer as belezas dos 92 municípios fluminenses. Atenta ao potencial turístico das Olimpíadas de 2016, a secretaria também está presente nas principais feiras e eventos no Brasil e no exterior.
D.O Notícias – O que a secretaria tem feito para estimular o turismo no estado?

Nilo Sergio – O turismo de lazer e negócios na capital vai bem, então nossa meta é olhar para o interior do Rio de Janeiro. Trabalhamos o setor nos 92 municípios, com foco nas seis principais regiões turísticas e nos cinco municípios que mais recebem turistas: Rio, Búzios, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty. Nos fins de semana, percorremos pontos turísticos no Rio, como Corcovado e Pão de Açúcar, com a campanha Cidades Maravilhosas, para incentivar o turista internacional a conhecer o interior. Promovemos ainda fóruns regionais, que ajudam as cidades na preparação para receber os visitantes. Estivemos também no Rock In Rio Las Vegas durante duas semanas, desenvolvendo ações de marketing dentro do festival.

D.O Notícias – Que outras ações serão realizadas?

N.S – Em breve, lançaremos um guia com os principais roteiros do estado. Junto com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, trabalhamos pela liberação do visto americano durante as Olimpíadas de 2016. Vamos promover também o Salão de Turismo. Queremos reunir agentes de viagem e pessoas ligadas ao setor.

D.O Notícias – Qual o objetivo dessas ações?

N.S – Queremos atrair mais pessoas para o Rio e o interior, aumentar a permanência do visitante no estado e o seu gasto diário. Temos ainda um novo projeto chamado Rio+3, que vai fomentar o turismo em cidades com distância de até três horas da capital.

D.O Notícias – Como incentivar os visitantes a conhecerem as demais regiões turísticas?

N.S – Para nós é fundamental divulgar e promover o interior do estado. Entendemos que o turista nacional e internacional precisa conhecer os roteiros de cada região. Por isso, estamos produzindo materiais de divulgação para nossas regiões turísticas. A cidade do Rio é a mais visitada pelo turista internacional no Brasil: recebe 34% das 6 milhões de pessoas que chegam ao país. Apesar do momento econômico ruim, o dólar acima de R$ 3 coloca o turismo nacional em situação favorável. Fica barato para o turista estrangeiro vir ao Brasil e difícil para o brasileiro sair. Incentivamos ainda as viagens de curta distância, modalidade que cresce no mundo e que representa 84% do turismo de modo geral.

D.O Notícias – Qual é o principal produto da secretaria?

N.S – Encaramos todas as ações como prioridade. Cada uma tem seu objetivo e foco de atuação. Um produto que podemos citar é a Rota da Cerveja, na região da Serra Verde Imperial, que inclui cidades que ficam a menos de duas horas da capital. Como a procura por cerveja é alta, esse roteiro é um sucesso em qualquer época do ano.

D.O Notícias – Como aproveitar as Olimpíadas de 2016 para promover o turismo no interior?

N.S – De 5 a 21 de agosto, a cidade receberá a família olímpica e os turistas que acompanharão os jogos. A hotelaria estará com ocupação plena: entre apartamentos e quartos residenciais temos cerca de 60 mil unidades. Junto com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), colocaremos materiais de divulgação sobre o interior nos quartos. No período pré-olímpico, visitaremos destinos importantes para estimular o turista estrangeiro a ficar mais tempo no estado, chegar antes ou voltar depois dos Jogos Olímpicos, ou visitar o interior. Esse trabalho começa agora no segundo semestre, para atingir o maior número de pessoas possível.

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