Você está visualizando atualmente Macuco aperta o cerco no combate à dengue

Macuco aperta o cerco no combate à dengue

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Seguindo orientações do prefeito Félix Lengruber, no intuito de evitar a proliferação da dengue no município, a Secretaria de Saúde de Macuco vem tomando inúmeras providências e intensificando os trabalhos de prevenção e conscientização junto à população. A intenção é evitar situações semelhantes àquelas relatadas em municípios circunvizinhos, como Cordeiro, onde já foram detectados inúmeros casos da doença.
Na quarta-feira, 13, com apoio de agentes comunitários de saúde e de endemias, a administração macuquense iniciou um grande mutirão cujo objetivo é promover uma varredura geral em todos os bairros da cidade e garantir a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Este último, por sinal, tem sido alvo de numerosos estudos por parte da comunidade científica brasileira em virtude da correlação com episódios de microcefalia.
Os serviços realizados pela Secretaria de Saúde foram iniciados no bairro Volta do Umbigo. Lançando mão da experiência dos agentes de endemias na lida com os problemas relacionados aos focos do mosquito, os agentes comunitários de saúde foram recrutados a auxiliar na ação, o que vem aumentando a cobertura da caça ao Aedes aegypti. “Estamos fazendo nossa parte, mas a população precisa colaborar efetivamente evitando o acúmulo de água em suas residências”, explica Marcelo Guarilha, coordenador de combate à dengue.
Em muitas residências visitadas, os agentes colheram amostras de larvas para análise. Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Romito, algumas dicas podem auxiliar a população no combate ao mosquito transmissor. “É preciso atenção total, pois de nada adianta você limpar sua casa e o vizinho deixar de manter os cuidados necessários. Por isso, é importante manter o diálogo e a colaboração”, diz Romito.
O Aedes aegypti é parecido com um pernilongo, mas é preto e branco, e gosta de água parada, independente da limpeza. Ele prefere os cantos e o escurinho, podendo ficar atrás das portas, do sofá, da geladeira, armários e embaixo de escrivaninhas. Outra dica é aplicar inseticida na parede, mas com cuidado, já que nem todo mundo tolera esse tipo de defensivo. Bebês, idosos e alérgicos precisam ficar longe. Na hora de escolher o repelente, prefira os com icaridina. “E atenção: eles adoram plantas e necessitam de alimentos que deem mais energia para eles poderem voar, fazer outras atividades e se deslocaram. Eles encontram isso no néctar. Por isso as plantas devem ter os pratos com areia”, explica Guarilha.