
O Convento Santo Antônio abriu as portas no último sábado, dia 27 de setembro, para receber a edição carioca da Hamburgada na Rua, evento promovido pela Hamburgada do Bem, movimento iniciado em São Paulo e que começa a chegar a outras cidades do país. Foram mais de 200 voluntários divididos em diversos serviços oferecidos a pessoas em situação de rua. Foram atendidos ao todo 300 conviventes.
Foram 840 hambúrgueres preparados e distribuídos, com linha de produção completa, desde a montagem do hambúrguer artesanal, o preparo na churrasqueira, a adição do alface, tomate, queijo e molhos, tudo manualmente. Para completar, houve também distribuição de batata frita, preparada na hora, e sorvete de sobremesa.
Complementando a hamburgada, a ação ofereceu ainda corte de cabelo, podólogo, atendimento odontológico, oficina de artesanato, brincadeiras e jogos, karaokê, dança, bingo e muita diversão. Água mineral e refrigerante também havia à vontade. Houve ainda o bazar, de onde cada participante pode levar peças de roupa em excelente estado de conservação. A maioria dos voluntários veio de São Paulo com objetivo de tomar parte nas atividades. Havia também considerável número de voluntários vindos de Belo Horizonte e do próprio Rio de Janeiro.
Para Frei José Francisco, da Fraternidade do Convento Santo Antônio e também membro da Diretoria do SEFRAS, iniciativas desta natureza têm a capacidade de transformar a vida de todos os que nelas se envolvem: “Nossa experiência com os voluntários é sempre muito marcante, pois quase todos, depois de engajarem no trabalho solidário, dizem que receberam em afeto e carinho muito mais do que se dispuseram a dar”.
A Hamburgada do Bem contou com o apoio e a participação do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), através da Casa Franciscana que, funcionando próximo à Região da Central do Brasil, no Centro do Rio, oferece banho e almoço diariamente para a população em situação de rua.