terça-feira, 5 de maio de 2026 - 10:34

  • Home
  • Estado
  • Secretário da Casa Civil diz que ajuste vai regularizar salários

Secretário da Casa Civil diz que ajuste vai regularizar salários

Rio de Janeiro, 01-02-2017. Abertura do ano legislativo ALERJ.

O secretário da Casa Civil, Christino Áureo, disse nesta quarta-feira (01/02) estar confiante na aprovação das medidas que serão enviadas pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa, como parte do Termo de Compromisso assinado na semana passada com o Governo Federal. Ele salientou a importância do ajuste fiscal estadual em discurso proferido na reabertura dos trabalhos da Alerj, na qual representou o governador Luiz Fernando Pezão, que está em Brasília, onde participa de reuniões no Supremo Tribunal Federal (STF).

– Buscamos o abrandamento de uma crise aguda, com a recomposição imediata do fluxo de caixa, de modo a garantir a estabilização das finanças estaduais, notadamente no que diz respeito aos salários, proventos e pensões.

O secretário reafirmou o compromisso do governo estadual com os cortes de gastos e apresentou dados que apontam uma economia do Poder Executivo da ordem de R$ 800 milhões em 2016, incluindo ações nas áreas de alimentação, transmissão de dados, limpeza, locação de imóveis e veículos e contratos com organizações sociais, entre outras.

– Como se vê, há um esforço contínuo para otimização da estrutura administrativa, iniciado em 2015 e ainda em andamento.

Christino ressaltou a necessidade do ajuste fiscal, conforme determina o Termo de Compromisso, para regularizar os pagamentos de salários e vencimentos dos servidores ativos, inativos e pensionistas.

– Não é admissível que tenhamos situações desse tipo, porque os atrasos, como vocês estão vendo, causam transtornos enormes na vida, dramas individuais aos quais o governo não está desatento.

O secretário observou que as medidas de contrapartida previstas no Termo de Compromisso não incluem apenas cortes de gastos e aumento de contribuição previdenciária, mas também aumento de receita de tributos, sendo que o objetivo é elevar a arrecadação em R$ 4 bilhões até o final de 2018.

De acordo com Christino, a expectativa de aprovação das medidas é, hoje, maior do que no final do ano passado, porque há perspectiva de que os servidores voltem a receber os seus salários e vencimentos em dia.

– É um esforço que vem desde o final do ano passado, mas era um esforço quase que solitário do governo do Rio. O governo federal demonstrou que estava sensível a essa situação e compôs conosco outro ambiente para a saída.

Fotos: Carlos Magno

 

VEJA MAIS

Adolescente invade escola e mata duas funcionárias a tiros no Acre

Um adolescente de 13 anos invadiu armado no início da tarde desta terça-feira (6) o…

Homem armado surta em apartamento, mobiliza o Bope e fecha via em Botafogo

Foto: Reprodução A Rua São Clemente, em Botafogo, foi interditada na noite desta terça-feira (05/05),…

Quase mil médicos sofreram agressão no trabalho no RJ desde 2018

Entre 2018 e 2025, foram registrados 987 casos de agressão contra médicos no exercício profissional…

Ir para o conteúdo