quarta-feira, 17 de junho de 2026 - 4:10

  • Home
  • Brasil
  • Justificativa de voto no 2º turno: veja prazo e como fazer

Justificativa de voto no 2º turno: veja prazo e como fazer

O eleitor que não comparecer no segundo turno das eleições municipais, que ocorre neste domingo (27), deve justificar a ausência até o dia 7 de janeiro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso o eleitor tenha faltado nos dois turnos, é preciso fazer diferentes justificativas.

O limite para justificar a ausência no primeiro pleito é 5 de dezembro de 2024.

No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 17 anos.

Como justificar?

O cidadão pode realizar sua justificativa de ausência no e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral (disponível para Android ou iOS) ou pelos pontos físicos dos tribunais regionais eleitorais no dia do pleito.

Se a justificativa for feita pelo e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a razão pela qual não pôde votar. A justificativa será direcionada a um juiz eleitoral.

É preciso ainda ter em mãos algum documento de identidade oficial com foto para o preenchimento do formulário de justificativa. O número do título eleitoral também é necessário.

Os formulários estão disponíveis nos cartórios eleitorais, nos locais de votação e nas páginas do TSE e TREs na internet.

O eleitor que não justificar sua ausência precisa pagar uma multa estipulada pelo TSE. Se o cidadão faltar nos dois turnos, ele deverá pagar R$ 3,51 de multa para cada falta.

Candidatos gastaram R$ 170 mi em impulsionamento nas redes sociais

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Senac RJ de Bonsucesso oferece vagas gratuitas para cursos nas áreas de beleza, saúde e bem-estar

A unidade Senac RJ de Bonsucesso dispõe de 41 vagas para turmas nas áreas de…

Proposta que criminaliza misoginia avança na Câmara dos Deputados

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que debateu o projeto de combate à…

Incêndio atinge restaurante Lamas, o mais antigo em atividade no Rio

Os bombeiros foram acionados às 17h20 desta terça-feira (16) para apagar um incêndio em um…

Ir para o conteúdo