quinta-feira, 8 de outubro de 2026 - 11:06

  • Home
  • Brasil
  • Coreia do Sul: Líder do partido no poder diz que está renunciando

Coreia do Sul: Líder do partido no poder diz que está renunciando

O líder do partido governante da Coreia do Sul, Han Dong-hoon, disse nesta segunda-feira (16) que estava renunciando dois dias após o parlamento aprovar o voto de impeachment do presidente Yoon Suk Yeol.

Yoon sofreu impeachment em uma segunda votação pelo parlamento liderado pela oposição da Coreia do Sul por sua tentativa de impor a lei marcial, o que chocou a nação.

Apesar da reação negativa do partido sobre seus pedidos de impeachment do presidente Yoon, Han disse que não se arrependeu de fazê-lo.

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul começará nesta segunda-feira a revisar o impeachment de Yoon por sua tentativa de decretar lei marcial em 3 de dezembro. O tribunal tem até seis meses para decidir se remove Yoon do cargo ou o reintegra.

Investigação criminal do presidente

O presidente sul-coreano afastado do cargo, Yoon Suk Yeol, não atendeu a uma intimação no domingo (15), informou a agência de notícias Yonhap. Os promotores planejam emitir outra ordem enquanto investigam seu breve decreto de Lei Marcial.

Yoon e vários altos funcionários enfrentam investigação criminal por possíveis acusações de insurreição, abuso de autoridade e obstrução do exercício de direitos pelas pessoas.

Os promotores solicitaram mandados de prisão no domingo (15) para altos oficiais militares, incluindo o chefe do Comando de Guerra Especial do Exército e o chefe do comando de defesa da capital, informou a Yonhap.

Separadamente, a polícia disse que cerca de 1.500 soldados foram mobilizados quando Yoon declarou Lei Marcial em 3 de dezembro.

Saiba o que é Lei Marcial, medida decretada na Coreia do Sul

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Incêndio causa danos a prédio da Universidade Federal de Pernambuco

Um incêndio que começou na noite dessa quarta-feira (7), em um prédio do campus Recife…

Flávio Bolsonaro recebe apoio de partidos e fala em mudar Constituição

O candidato do PL à presidência da República, Flávio Bolsonaro, obteve apoio formal da federação…

Estudantes fazem ato no Rio de Janeiro em defesa de voto em Lula

Estudantes organizaram nesta quarta-feira (7) um ato no Rio de Janeiro em defesa da candidatura…

Ir para o conteúdo