quarta-feira, 7 de outubro de 2026 - 11:07

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Atividades culturais, ambientais e da área de saúde são realizadas na aldeia indígena de Angra dos Reis

Atividades culturais, ambientais e da área de saúde são realizadas na aldeia indígena de Angra dos Reis

Aldeia Sapukai. Foto: Prefeitura de Angra dos Reis

Na aldeia indígena Sapukai de Angra dos Reis, a mais populosa do estado do Rio de Janeiro, estão sendo realizadas atividades culturais, ambientais e da área de saúde.

No dia 27 de junho começou o Curso de Formação em Agentes de Educação Popular em Saúde (AgPopSUS). A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre o povo Guarani de Sapukai, o Movimento Baía Viva que fará a coordenação pedagógica do curso e conta o apoio institucional da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e o Ministério da Saúde. Mais informações: (21) 99907-5946 (WhatsApp).

No dia seguinte, 28/06/, às 10h, foi iniciado o Projeto “Restaurando a Mata Verde pela Ancestralidade – Justiça Climática a partir do chão da aldeia” na Terra Indígena do Bracuí (Tekoá Sapukai), em Angra dos Reis (RJ). A ação é coordenada pelo Movimento Baía Viva em parceria com a comunidade Guarani de Sapukai e apoio do Fundo Casa Socioambiental.

A terceira iniciativa a ser destacada é sobre o Coral Guarani Tenonderã da aldeia Guarani Mbyá de Sapukai, que receberá o Prêmio Cunhambebe Tupinambá, no dia 4 de julho, sexta-feira, às 16h, no Museu do Índio, em Botafogo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

O projeto “Coral Tenonderã” foi elaborado com apoio dos ativistas do Movimento Baía Viva e os recursos foram utilizados para a aquisição de instrumentos musicais (violão e violino), confecção da roupa tradicional do Coral pelas mulheres Guaranis, produção de vídeo pelo Coletivo Jovem da aldeia Sapukai e em ações de divulgação de apresentações do Coral.

Neste mesmo dia 04/07, será lançado o Plano Museológico e Protagonismo Indígena: de Museu do Índio a Museu Nacional dos Povos Indígenas.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula cobra Flávio Bolsonaro sobre apoio ao fim da escala 6×1

O candidato à reeleição nas eleições 2026, Luiz Inácio Lula da Silva, desafiou nesta quarta-feira…

Melhor investimento em saúde pode evitar 739 mil mortes no Brasil

Aumentar os investimentos em saúde de forma direcionada pode prevenir 739 mil mortes prematuras no…

Mendonça multa Flávio por impulsionar post negativo contra Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (5) multar o…

Ir para o conteúdo