
Depois de quase dois anos desde o anúncio da locação, começaram há poucas semanas as obras da nova unidade do mercado Zona Sul na Rua do Catete. O imóvel, na esquina com a Correa Dutra, foi construído em 1875 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1962.
O prédio tem quase 4 mil metros quadrados e pertence ao fundo imobiliário RB Capital. A construção ficou desocupada desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 acelerou a saída da Leader, que operava ali há quase uma década. Na época, o atraso no aluguel levou ao encerramento antecipado do contrato.
O Grupo Zona Sul fechou um acordo de 10 anos para ocupar o espaço, com custo anual de cerca de R$ 2,6 milhões. Pela negociação, o pagamento do aluguel começou somente um ano após o negócio fechado. Esta será a quarta unidade da rede num raio de 2 quilômetros.
Riachuelo já esteve de olho do prédio
Durante o período em que esteve fechado, o imóvel chegou a atrair o interesse da Riachuelo, mas a burocracia para executar reformas em um bem tombado fez a varejista desistir em 2022.
O prédio é uma pérola do Rio Antigo, tendo sido construído no século XIX para ser o Hotel Carson’s, preferido dos ingleses quando vinham ao Rio. Além de um piano que “alegrava a muitos e exasperava a outros”, já oferecia a seus hóspedes aquilo que à época se considerava a “maravilha das maravilhas”: o telefone de número 5125.