quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 11:34

  • Home
  • Alerj
  • Vereador pode ter indicado advogado que usou IA para elaborar processo na Câmara de Itaguaí

Vereador pode ter indicado advogado que usou IA para elaborar processo na Câmara de Itaguaí

Haroldinho, presidente da Câmara de Itaguaí

Na última quarta-feira (20/08), a Justiça suspendeu os efeitos dos atos da Comissão Processante da Câmara de Vereadores de Itaguaí, na Baixada Fluminense, que investiga o prefeito Doutor Rubão (Podemos). O juiz Adolfo Vladimir da Silva Rocha apontou que o documento trazia erros em citações de jurisprudências, que podem ter sido elaboradas com o auxílio de Inteligência Artificial (IA).

Um interlocutor do Poder Legislativo de Itaguaí disse à reportagem do DIÁRIO DO RIO que o vereador Guilherme Farias foi o responsável pela indicação do advogado que fez o uso de IA no relatório.

De acordo com a defesa do prefeito, os vereadores negaram provas apresentadas pela gestão e usaram justificativas baseadas em decisões judiciais que não existem. Em um dos trechos, a comissão citou um suposto julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2006, mas o processo mencionado só começou a tramitar em 2007. Em outro caso, atribuiu a um ministro do STJ uma decisão que, na realidade, foi relatada por outro magistrado.

O vereador Guilherme Faria foi procurado pela reportagem para prestar esclarecimentos, mas não respondeu o contato.

Discussões na Câmara

Nesta quinta-feira, 21/08, uma procuradora foi ameaçada na Câmara de Itaguaí e chegou a solicitar medida protetiva contra o agressor.

Um dia antes, na quarta, o ex-presidente da Câmara de Itaguaí, Vicente Rocha, acusou o procurador da Câmara, Carlos Viana, de ter errado no relatório da comissão processante. Rocha disse que Viana deveria rasgar a carteira da OAB.

O procurador emitiu uma nota repudiando as falas do ex-presidente da Câmara de Itaguaí.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rio Fashion Week impulsiona hotelaria e leva ocupação a 73,35%

O Pier Mauá é palco do Rio Fashion Week – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio…

Frente Ambientalista lança plano para orientar agenda do Congresso

A Frente Parlamentar Mista Ambientalista (FPMA) do Congresso Nacional lançou na terça-feira (15) o “Mapa…

Casos de dengue no Brasil caem 75% em 2026

Dados do Ministério da Saúde indicam que os casos de dengue registrados no Brasil ao…

Ir para o conteúdo