quarta-feira, 20 de maio de 2026 - 10:40

Exposição Crua abre janela para o processo criativo dos artistas

Diretores e idealizadores Ana Pimenta e João Marcos Latgé_Foto Ana Santos

Entre os dias 28 e 30 de agosto, o espaço independente Abapirá, no Centro do Rio, recebe a exposição Crua, que propõe uma nova forma de experimentar a arte ao revelar não apenas obras, mas o próprio processo de criação de artistas contemporâneos.

Na mostra, nomes como Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião apresentam vídeos em que registram seus modos de trabalho e dialogam com o público. A instalação conta com cinco telas e uma projeção, exibindo um mosaico de olhares que evidencia a singularidade de cada processo criativo.

Idealizado e dirigido por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, o projeto rompe com barreiras conceituais e mercadológicas, convidando artistas a se apresentarem em vídeos de até dois minutos, com total liberdade criativa. A proposta tem inspiração nas videocabines de Sandra Kogut e nos famosos screen tests de Andy Warhol.

“Para a primeira temporada, convocamos o fogo de Ronald Duarte, a terra de Carla Santana, o ar de Marcelo Conceição, a luz de arorá e a água de Eleonora Fabião”, diz Latgé.

Ana Pimenta antecipa que o trabalho ainda vai abrigar muitos outros artistas. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista, é um projeto aberto, dinâmico, que permanecerá vivo, após a exposição física, nas plataformas.”

No dia 30 de agosto, às 15h, artistas e diretores participam de uma conversa aberta ao público sobre a série e seus processos criativos. Após a mostra presencial, os episódios serão lançados semanalmente no YouTube e Instagram (@crua_arte), ampliando o acesso ao projeto.

Serviço
• Exposição Crua
• Local: Abapirá – Rua do Mercado 45, Centro, Rio de Janeiro
• Abertura: 28/08, das 16h às 21h
• Visitação: 29 e 30/08, das 11h às 19h
• Conversa com artistas e diretores: 30/08, às 15h
• Entrada gratuita

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Giroflex, vale de R$ 12 e tensão entre PSD e Alerj – Bastidores do Rio

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio Pode isso, Arnaldo?Alguns veículos da Secretaria da Casa Civil da…

CGU lança rede para fortalecer cooperação entre instituições públicas

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou nesta quarta-feira (20) a Rede Nacional de Integridade Pública,…

Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1

A empresa Ypê divulgou novo comunicado com orientações aos consumidores que têm em casa os…

Ir para o conteúdo