quinta-feira, 18 de junho de 2026 - 3:12

  • Home
  • Alerj
  • Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio é afastado por suspeita de favorecimento de facções criminosas

Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio é afastado por suspeita de favorecimento de facções criminosas

Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fez uma fiscalização administrativa nesta segunda (29/09), no gabinete do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, Cairo Ítalo França David, da 5ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro, suspeito de favorecer integrantes de facções criminosas com decisões judiciais. Nessa apuração inicial, o CNJ decidiu afastá-lo preventivamente enquanto durarem as investigações. As informações são do RJ1.

Há aproximadamente um mês, três decisões do desembargador, durante o plantão judiciário, favoreceram três líderes de alta periculosidade: Alekssandro Alves, conhecido como Sam do Caicó, Luciano da Silva Teixeira, o Sardinha, da Cidade de Deus; e Avelino Gonçalves Lima, apontado como líder do Povo de Israel.

O desembargador afastado que afirmou que vai apresentar toda a documentação ao Conselho Nacional de Justiça, mostrando que as decisões tomadas no plantão judiciário foram técnicas e que ele não sabia quem eram os três favorecidos com as decisões.

O processo tramita sob sigilo e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou que não vai comentar o caso.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Programa Autonomia e Renda Petrobras abre inscrições para vagas em curso técnico do setor de Óleo e Gás

Crédito: Hélio Melo / Firjan Com foco em áreas industriais estratégicas, o Programa Autonomia e…

Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar

O senado federal aprovou na tarde desta quarta-feira (17) o Projeto de Lei nº 4.088/2023…

Cavaliere revoga licença no Aterro, Satiê recua na Câmara e Bacellar volta ao centro das conversas – Bastidores do Rio

Quintino Gomes Freire – Foto: Daniel Martins/Diário do Rio Indo bemA revogação do licenciamento para…

Ir para o conteúdo