quinta-feira, 16 de abril de 2026 - 2:42

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Paradeiro da Coroa de D. Pedro II é mantido sob sigilo pelo Museu Imperial de Petrópolis

Paradeiro da Coroa de D. Pedro II é mantido sob sigilo pelo Museu Imperial de Petrópolis

Crédito: Divulgação e Veja

Uma das joias mais emblemáticas do acervo brasileiro, a Coroa Imperial de Dom Pedro II está com paradeiro sob sigilo. A Peça, que pertence ao Museu Imperial de Petrópolis, localizado na região serrana do Rio, está fora de visitação desde o dia 10, graças à manutenção da sua vitrine.

Segundo a Veja, por motivos de segurança, a joia, uma das mais importantes do acervo museológico do Brasil está sob vigilância permanente. Ainda segundo a revista, apenas quatro pessoas, entre elas o presidente do museu, conheceriam o paradeiro da Coroa Imperial.

Após o roubo de joias no Museu do Louvre, em Paris, a preocupação com segurança obras de artes passou a ser o foco de discussões recentes no Brasil. No caso da joia de Pedro II, trata-se de uma das importantes já feitas nas Américas. A coroa foi preparada para a coroação do monarca, aos 15 anos de idade, e pesa quase dois quilos e tem 639 brilhantes e 77 pérolas. A joia foi elaborada com base em outras artefatos da família real.

A Veja procurou a assessoria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comentar o paradeiro da Coroa Imperial. A instituição disse, por meio de nota, que tal esclarecimento é sensível à segurança da peça:

“Por se tratar de informações sensíveis e estratégicas, relacionadas à proteção do patrimônio musealizado sob guarda do Instituto Brasileiro de Museus, não é possível detalhar aspectos operacionais como número de profissionais, equipamentos, rotinas ou protocolos específicos de segurança,” afirmou o Ibram, de acordo com a Veja.

Mesmo sem a coroa, o Museu Imperial de Petrópolis oferece entrada franca aos visitantes para que conheçam ambientes e exposições em andamento na instituição.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rio tem mais de 1 milhão de famílias atendidas pelo Gás do Povo em abril

Crédito: Ricardo Botelho/MME Um lavamento realizado pelo Governo Federal mostra que, em abril, o programa…

Lula pede mobilização a centrais sindicais para fim da escala 6×1

No dia seguinte ao envio ao Congresso Nacional do projeto de lei de redução de…

OCDE: geração atual vive mais, mas com múltiplas doenças crônicas

Doenças não transmissíveis (DNTs) estão remodelando sociedades. Doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças pulmonares crônicas…

Ir para o conteúdo