
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro suspendeu a sessão plenária prevista para esta terça-feira (28/10), diante dos impactos da megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte. A medida foi anunciada em nota oficial divulgada pelo Legislativo carioca.
“A Câmara Municipal do Rio de Janeiro informa que, em razão dos recentes acontecimentos relacionados à segurança pública na cidade, que resultaram no fechamento de vias e em dificuldades de deslocamento para diversos servidores e parlamentares, a sessão plenária prevista para esta terça-feira foi suspensa”, diz o comunicado.
A operação, considerada a mais letal da história do estado, segundo o Palácio Guanabara, resultou na morte de 64 pessoas, entre elas quatro policiais, e na prisão de 81 suspeitos ligados ao Comando Vermelho (CV), facção que domina o tráfico de drogas em diversos territórios do Rio.
A ação integra a Operação Contenção, estratégia permanente do governo estadual para impedir o avanço territorial do CV em municípios fluminenses. De acordo com a Secretaria de Segurança, 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar foram mobilizados para cumprir 100 mandados de prisão.