quinta-feira, 16 de abril de 2026 - 2:58

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Festival na PUC-Rio promove música, moda, arte e gastronomia em cinco dias de programação

Festival na PUC-Rio promove música, moda, arte e gastronomia em cinco dias de programação

Corredor Cultural acontece de 3 a 7 de novembro na PUC-Rio — Foto: Divulgação

Entre os dias 3 e 7 de novembro, a Gávea se transforma em um grande polo cultural durante a edição 2025 do Corredor Cultural, festival gratuito que acontece no campus da PUC-Rio. Com o tema “Territórios”, o evento reúne música, artes visuais, moda, gastronomia, design, cultura urbana e saberes populares em uma programação intensa e aberta ao público.

O festival pretende consolidar a Gávea como um território vivo de convivência, diálogo e inovação, fortalecendo a cena artística e cultural da cidade. “O Corredor Cultural mostra a força que nasce quando instituições, artistas e comunidades se unem em torno de um propósito comum, que é transformar a Gávea em um território vivo de cultura, diversidade e inovação. Essa colaboração garante a vitalidade e relevância do evento”, afirma o reitor da universidade, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J.

Nesta edição, o tema explora múltiplas dimensões da identidade cultural, destacando desde as matrizes africanas e latino-americanas até a criatividade das favelas, o papel dos livros e do conhecimento, a espiritualidade na arte e os ofícios populares que preservam tradições. O festival valoriza tanto artistas consagrados quanto coletivos e talentos emergentes das comunidades do Rio, reforçando seu caráter inclusivo.

Uma das novidades de 2025 é o sistema de financiamento coletivo, criado para garantir cachês justos e estrutura adequada aos artistas, especialmente aqueles de comunidades como Rocinha, Vidigal e Parque da Cidade. Cada contribuição recebida é dobrada por patrocinadores, ampliando o impacto direto na cena cultural.

Além da PUC-Rio, participam do festival instituições como Instituto Moreira Salles, Instituto Burle Marx, Biblioteca Parque, Museu Sankofa, Museu Bispo do Rosário e o CEBRI, fortalecendo a rede de colaboração e ampliando o alcance do evento.

Em 2024, o Corredor Cultural recebeu mais de 20 mil visitantes e ofereceu cerca de 100 atividades gratuitas, entre oficinas, apresentações musicais, exposições e debates. Para 2025, a expectativa é expandir ainda mais a programação.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rio tem mais de 1 milhão de famílias atendidas pelo Gás do Povo em abril

Crédito: Ricardo Botelho/MME Um lavamento realizado pelo Governo Federal mostra que, em abril, o programa…

Lula pede mobilização a centrais sindicais para fim da escala 6×1

No dia seguinte ao envio ao Congresso Nacional do projeto de lei de redução de…

OCDE: geração atual vive mais, mas com múltiplas doenças crônicas

Doenças não transmissíveis (DNTs) estão remodelando sociedades. Doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças pulmonares crônicas…

Ir para o conteúdo