quinta-feira, 20 de agosto de 2026 - 8:56

São Gonçalo ultrapassa a marca de 4.500 animais silvestres resgatados

Animais resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes/ Prefeitura de S. Gonçalo

Desde o início das suas atividades em 2023, a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), unidade da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo já recebeu mais de 4.500 animais silvestres resgatados, acolhidos e encaminhados para reabilitação.

A unidade, que já é considerada referência regional na proteção da fauna do bioma Mata Atlântica, está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. No local, são atendidos animais vítimas de atropelamentos, quedas de ninhos, eventos climáticos extremos, desmatamento e outras interferências humanas.

Nos últimos meses, a APA registrou aumento significativo na demanda, sobretudo no período reprodutivo dos bichos, quando aumentam os casos de encaminhamento de filhotes para acolhimento.

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, entre as espécies atendidas estão aves, mamíferos e répteis característicos da Mata Atlântica, como gambás, corujas, gaviões, sabiás, bem-te-vis, tucanos, capivaras, jiboias e cágados. Os animais resgatados ou entregues voluntariamente passam por avaliação, tratamentos clínicos e manejo específico, com foco na recuperação e soltura na natureza, sempre que possível.

O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, destacou a importância do trabalho de preservação ambiental desenvolvido pelo município, que tem evitado a mortandade dos animais:

“Alcançar a marca de 4.500 animais resgatados demonstra a relevância da ASAS para a proteção da fauna da Mata Atlântica em São Gonçalo e nos municípios vizinhos. Trata-se de um trabalho técnico, contínuo e comprometido com a preservação da biodiversidade, que garante atendimento adequado aos animais e contribui diretamente para o equilíbrio dos ecossistemas”, disse Fabio Lemos.

A Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) é responsável apenas pelo resgate e acolhimento de espécies silvestres. Para colaborar com o trabalho da unidade e a preservação da fauna silvestre, a população pode  entrar em contato com os canais oficiais da Prefeitura de São Gonçalo:

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Luciano Mattos lança candidatura ao Senado pelo PRTB com discurso contra o crime organizado

Foto: Rodrigo Miranda / Liquet Ex-procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos lançou…

Turnê de Nilze Carvalho chega a Niterói com o show ‘Nos combates da vida’

Crédito: Marcio Monteiro / Divulgação No dia 21 de agosto, o Sesc Niterói recebe a…

Super Centro de Vacinação da Zona Norte do Rio celebra um ano com 81 mil doses administradas

Centro de Vacinação do Shopping Nova América Completa Um Ano com Mais de 81 Mil…

Ir para o conteúdo