quinta-feira, 16 de abril de 2026 - 5:30

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Papa Leão XIV recebe D. Orani João Tempesta em audiência reservada em Roma

Papa Leão XIV recebe D. Orani João Tempesta em audiência reservada em Roma

Divulgação: Vaticano

O Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, e o Papa Leão XIV, encontraram-se durante uma audiência reservada, na manhã desta quarta-feira (22), no Vaticano.  

No encontro, Dom Orani apresentou ao Papa a vivência de fé do povo carioca, com destaque para a Trezena de São Sebastião, padroeiro da capital fluminense, lembrando o testemunho de fé, coragem e fidelidade cristã do santo mártir.

Na audiência, as autoridades religiosas também conversaram sobre o segundo Sínodo Arquidiocesano, com destaque para a dimensão missionária da Igreja, o trabalho de evangelização por ela empreendido e as atividades pastorais realizadas durante a Trezena de São Sebastião, com a sua mobilização comunitária, paroquial e de fiéis em espírito de missão.

Ao Santo Padre, o Arcebispo da cidade do Rio de Janeiro assegurou que os devotos da Arquidiocese carioca seguem em prece nas suas intenções pelo ministério petrino e por sua missão à frente da Igreja universal. Em resposta, Leão XIV manifestou sua proximidade espiritual com a população carioca e fluminense, pelas quais reza e para as quais envia bênçãos, como sinal de unidade, comunhão e esperança.

A reunião, que teve duração de 20 minutos, foi marcada por uma ambiência de comunhão, fraternidade e partilha pastoral. O encontro acontece às vésperas das comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, celebrados nesta sexta-feira (23).

Às 16h, horário de Roma, a Santa Sé deu início às comemorações oficiais do bicentenário. A memória dos 200 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano reafirma um marco histórico no diálogo, cooperação e respeito mútuo entre o Estado brasileiro e a Igreja Católica.

O encontro entre os religiosos reforça a importância da fé vivenciada, da missão evangelizadora e da comunhão eclesial, como testemunho da unidade da Igreja e da proximidade do Sucessor de Pedro com o povo brasileiro.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Escolas públicas e particulares poderão aplicar formulários sobre violência doméstica

Imagem gerada por Inteligência Artificial O Projeto de Lei 4.965/21, que autoriza as redes pública…

Eleição para novo presidente da Alerj será nesta sexta-feira

O Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em reunião realizada…

Evento promete injetar R$ 100 milhões na economia do Rio, aponta levantamento

Entre os dias 15 e 18 de abril, o Rio de Janeiro se prepara para…

Ir para o conteúdo