terça-feira, 19 de maio de 2026 - 3:04

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Prefeitura inicia curso de trancista no Centro do Rio; saiba como se inscrever

Prefeitura inicia curso de trancista no Centro do Rio; saiba como se inscrever

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda iniciou nesta segunda-feira (9) o curso de Trancista, voltado à capacitação de mulheres para atuação durante o período do Carnaval. A formação faz parte do programa Rio +Elas e é realizada na Unidade de Desenvolvimento Social (UDES), no Centro do Rio, com foco na geração de renda rápida e no fortalecimento da autonomia econômica feminina.

O curso acontece também nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), das 9h às 16h, na Praça da República, 139. Durante o intensivão prático, as participantes aprendem técnicas bastante procuradas nesta época do ano, como tranças tererê, nagô enfeitado, entre outros estilos tradicionais e contemporâneos.

Segundo o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, a iniciativa foi estruturada para atender a uma demanda sazonal do mercado.

“O Rio +Elas é um programa pensado para gerar oportunidades reais. Esse curso de trancista é uma formação rápida, prática e alinhada com a demanda do Carnaval, permitindo que essas mulheres saiam daqui prontas para empreender e garantir uma renda extra”, afirmou.

Ainda há vagas disponíveis. Interessadas podem comparecer diretamente à UDES, a partir das 9h, durante os dias de curso, ou realizar inscrição on-line pelo site.

A idealizadora do programa, Stefanie Lucena, destacou o impacto social da qualificação. “Mais do que ensinar uma técnica, o curso fortalece a autoestima e a independência financeira das participantes. O Carnaval é uma grande vitrine de oportunidades, e queremos que essas mulheres estejam preparadas para aproveitá-las”, disse.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governador interino do RJ, Ricardo Couto, avança com exonerações e chega a mais de 200 cortes em 2 dias

Imagem gerada por Inteligência Artificial O Governo do Estado do Rio de Janeiro começou a…

PF combate tráfico internacional de drogas em 10 cidades catarinenses

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Tirocinium, para combater uma organização criminosa…

Túnel Martim de Sá terá novo guarda-corpo antifurto no Catumbi

Túnel Martin de Sá – Foto: Prefeitura do Rio A Prefeitura…

Ir para o conteúdo