
A valorização da cultura e dos saberes dos povos originários ganha espaço nas escolas públicas do Rio de Janeiro com a nova edição do projeto Lá Vem História, iniciativa da Parceiros da Educação Rio que começa nesta quarta-feira (12). Com o tema “O Futuro é Agora”, a ação levará literatura de autoria indígena, atividades artísticas e formação cultural para mais de 5 mil alunos de 28 escolas da rede municipal. A abertura oficial acontece às 9h na Escola Municipal Barão de Itacurussá, na Tijuca.
O projeto celebra três anos de atuação promovendo vivências culturais dentro e fora do ambiente escolar. Além de atividades pedagógicas, a iniciativa amplia o acervo das bibliotecas escolares por meio da doação de livros infantis de autores indígenas reconhecidos, como Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã e Eliane Potiguara. Para 2026, a meta é distribuir 600 exemplares entre as escolas participantes.
A programação inclui mediação de leitura e oficinas de artes visuais, teatro, música e dança, inspiradas em pensadores como Ailton Krenak e Antonio Bispo dos Santos, que discutem diferentes formas de relação com o território, a natureza e a coletividade.
Idealizado e coordenado por Lêda Fonseca, o projeto aposta na arte como ferramenta de formação cultural e humana para crianças da rede pública. Segundo Lêda, a proposta é ampliar o repertório cultural dos estudantes e apresentar novas perspectivas sobre o mundo.
“Quando falamos que o futuro é agora, estamos dizendo que ele começa nas escolhas que fazemos todos os dias dentro da escola. Ao apresentar às crianças a literatura indígena e o pensamento dos povos originários, ampliamos repertórios e mostramos outras formas de estar no mundo, baseadas no cuidado, na escuta e no respeito à natureza. A arte, nesse contexto, é uma prática de formação humana”, disse.
A abertura das atividades contará com a participação das escritoras Carina Pataxó e Taiana Rodrigues, autoras de livros que serão distribuídos às escolas. As duas participarão de uma palestra especial com alunos e professores, reforçando a importância da valorização da cultura e da produção artística dos povos originários.
Para o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, o impacto da iniciativa vai além das atividades em sala de aula.
“O projeto Lá Vem História tem impactado positivamente a vida dos alunos ao levar cultura e arte para as escolas da rede municipal. A iniciativa estimula reflexões sobre diversidade e inclusão, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e conectada com a cultura brasileira”, afirmou.
Formação de mediadores de leitura
A edição deste ano também marca dois anos da parceria entre a Parceiros da Educação Rio e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Juntas, as instituições promovem a formação de mediadores de leitura que atuam nas escolas públicas da cidade.
O programa capacita estudantes universitários para conduzir encontros literários com alunos e professores da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Ao todo, 22 universitários de diferentes cursos recebem bolsas de R$ 1.000 para participar da iniciativa.
Durante o ano letivo, os mediadores visitarão 22 escolas duas vezes por semana, incentivando o hábito da leitura e aproximando os estudantes da literatura.