
A Prefeitura do Rio realizou, na tarde desta última segunda-feira (06/04), uma ação de ordenamento urbano para desmobilizar um acampamento irregular instalado em área de mata acima do Túnel do Pasmado, em Botafogo. A operação foi conduzida pela Subprefeitura da Zona Sul, com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, após denúncias de moradores da região. A ação ocorreu um dia após a circulação, nas redes sociais, de um vídeo que mostra um homem escalando a entrada do túnel para acessar uma ocupação irregular na encosta acima da via.
Durante a ação, agentes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas desmontaram uma barraca utilizada como moradia e retiraram cerca de 30 quilos de materiais acumulados no local. Também foram apreendidos objetos como tesouras, martelo, ponteira e três itens perfurocortantes. No momento da operação, não havia pessoas na área.
Segundo a Subprefeitura, a atuação em casos como esse busca reorganizar o uso do espaço público, especialmente em áreas consideradas sensíveis do ponto de vista urbano e ambiental. “Não podemos permitir que essas estruturas se espalhem, especialmente em áreas sensíveis do ponto de vista urbano e ambiental. Atuamos continuamente nesses pontos, em conjunto com a Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas e também a Secretaria Municipal de Assistência Social, sempre com abordagem humanizada, para oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua” destacou o subprefeito Pedro Angelito.
Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social indicam que, entre janeiro e março deste ano, foram realizados 9.059 atendimentos na região, com 613 acolhimentos institucionais. As abordagens não são obrigatórias, e uma mesma pessoa pode ser atendida mais de uma vez.
A Subprefeitura da Zona Sul informou que o monitoramento no entorno do Túnel do Pasmado será mantido, com novas ações previstas para coibir a ocupação irregular e preservar a área.