terça-feira, 16 de junho de 2026 - 4:27

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Prefeito do Rio se reúne com empresários do Mercado São Braz para debater as ações para Campo Grande

Prefeito do Rio se reúne com empresários do Mercado São Braz para debater as ações para Campo Grande

Foto: Iago Campos/Divulgação

O prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, visitou o Calçadão de Campo Grande e reuniu-se, na manhã deste sábado (18/04), com empresários do Mercado São Braz, para tratar do conjunto de intervenções em curso na região. Durante o encontro, foram destacadas as obras de requalificação do local e a ampliação da atuação da Força Municipal, como parte da estratégia de ordenamento urbano e fortalecimento da segurança no principal polo comercial do bairro.

O que a gente não pode aceitar é desorganização, desordem ou comércio ilegal; a obra e a atuação da Força Municipal caminham juntas para entregar, em um ano, um calçadão novo, organizado e seguro para trabalhadores e frequentadores“, afirmou o prefeito.

As intervenções no calçadão, já iniciadas, preveem a revitalização de cerca de 14 mil metros quadrados de área pública. O projeto contempla melhorias na circulação de pedestres, acessibilidade, ordenamento urbano e valorização do patrimônio histórico, com investimento de R$ 17,2 milhões.

O plano, desenvolvido pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe),  execução ficará a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). Entre as principais intervenções está a recuperação do desenho original do piso assinado por Burle Marx. Os pisos desnivelados e irregulares serão substituídos e padronizados, com novos revestimentos, incluindo piso intertravado e faixas em granito serrado nas bordas do calçadão, para maior segurança antiderrapante e resistência.

As obras seguirão padrões de acessibilidade e abrangem reurbanização com recuperação de canteiros, jardineiras, bancos, esculturas, iluminação e outros elementos urbanos.

Outro ponto de destaque foi a ampliação da presença da Força Municipal, iniciada no dia 12 de abril, como parte da estratégia da Prefeitura para reforçar a segurança em áreas com grande circulação de pessoas e histórico de ocorrências. O modelo adotado combina policiamento a pé, viaturas e motocicletas, com agentes distribuídos em pontos estratégicos definidos a partir de análises de dados e manchas criminais.

As equipes atuam em duplas ou trios, com foco na prevenção de roubos e furtos, especialmente no entorno da estação de trem e no Calçadão de Campo Grande. Os agentes utilizam câmeras corporais e dispositivos móveis de monitoramento, o que permite maior controle das ações e transparência nas abordagens.

A atuação da Força Municipal em Campo Grande integra uma expansão gradual do programa na cidade, que já vinha sendo implementado em regiões do Centro e da Zona Sul. A proposta é levar um policiamento mais próximo, ostensivo e orientado por inteligência, aumentando a sensação de segurança para moradores, comerciantes e frequentadores do calçadão.

O Calçadão de Campo Grande, inaugurado em 1976, é um dos principais polos comerciais da Zona Oeste e concentra grande fluxo diário de pessoas. Com as intervenções urbanas e o reforço na segurança, a Prefeitura busca não apenas requalificar o espaço, mas também fortalecer o comércio local e melhorar a experiência de quem circula pela região.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dani Monteiro lança livro sobre hip-hop, funk e cultura periférica no Rio

A deputada estadual Dani Monteiro lança, no próximo sábado (20/06), o livro MC Não é…

Prefeitura fará obras emergenciais na Rocinha para evitar deslizamento

A prefeitura do Rio fará obras emergenciais de contenção para evitar novos deslizamentos de terra…

Petrópolis vai ganhar primeiro empreendimento da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida

Empreendimento será erguido no bairro de Corrêas — Foto: Divulgação Petrópolis vai receber o primeiro…

Ir para o conteúdo