terça-feira, 16 de junho de 2026 - 5:03

  • Home
  • Alerj
  • Douglas Ruas é eleito presidente da Alerj

Douglas Ruas é eleito presidente da Alerj

Mesmo eleito presidente da Alerj, Douglas Ruas não assume o governo do estado

O deputado Douglas Ruas (PL) foi eleito nesta sexta-feira (17/04) presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com 44 votos favoráveis e uma abstenção. A sessão foi marcada por um boicote articulado por partidos de oposição, que optaram por não participar da votação.

Ao todo, 25 deputados de siglas como PSD, MDB, Podemos, PR, PSB, Cidadania, PCdoB e PSOL não compareceram ao plenário. O grupo é alinhado ao ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, pré-candidato ao governo do estado e principal nome da oposição ao bloco que garantiu a eleição de Ruas. A estratégia de esvaziamento foi anunciada pouco antes do início da votação.

Esta não foi a primeira vez que Douglas Ruas foi escolhido para o cargo. Em março, ele já havia sido eleito presidente da Alerj com 45 votos, mas a sessão acabou anulada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro horas depois, após questionamentos apresentados por partidos como PSD e PDT.

Como fica o governo do Rio?

Sem governador ou vice em exercício e com o então presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), afastado pela Justiça, o governo do Rio passou a ser exercido pelo desembargador Ricardo Couto, presidente do Tribunal de Justiça do estado. O entendimento atual do TJRJ é de que Couto permanece no comando até que o Supremo Tribunal Federal defina o formato da eleição-tampão para a sucessão de Cláudio Castro. Nesse cenário, mesmo eleito presidente da Alerj, Douglas Ruas não assume o governo do estado.

Quem é Douglas Ruas

Ruas é formado em direito e ocupou cargos em secretarias municipais da cidade e presidiu o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Foi eleito em 2022 como deputado estadual, com a segunda maior votação da história do estado. Começou na política por influência do seu pai, Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo. Foi anunciado em fevereiro como pré-candidato ao governo do estado pelo PL.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

União discute demolição de Ponte do Esqueleto após morte de jovem

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério da Gestão e da Inovação…

Alerj discute mudanças no orçamento estadual e novas regras de transparência

Foto: Alex Ramos A Comissão Especial de Contenção dos Gastos Públicos da Assembleia Legislativa do…

Justiça de SP arquiva processo de jornalista perseguido por Zambelli

A Justiça de São Paulo arquivou o processo por difamação da ex-deputada federal Carla Zambelli…

Ir para o conteúdo