A partir deste domingo (10), o policiamento na região de Botafogo será intensificado pela Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. A ação ocorrerá em três áreas específicas do bairro. No dia anterior, o prefeito Eduardo Cavaliere e o secretário de Segurança Urbana, Brenno Carnevale, se reuniram com empresários, comerciantes e representantes da comunidade para apresentar o planejamento operacional e um relatório das atividades realizadas desde o início da operação nas ruas, em 15 de março.
Durante o encontro, que contou com a presença da Diretora-Geral da Força Municipal, Aimée de La Torre, o prefeito destacou que, após dois meses de operação, já foram realizadas mais de 400 prisões e milhares de abordagens, resultando em uma diminuição significativa nos índices de criminalidade nas áreas atendidas pela Força Municipal. “Estamos cumprindo nosso papel de combater roubos e furtos nas regiões mais afetadas pela violência, e a resposta da população tem sido positiva em relação ao trabalho da Divisão de Elite”, afirmou Cavaliere.
O secretário Brenno Carnevale trouxe números que refletem o impacto das ações da Força Municipal de 15 de março a 4 de maio: 449 prisões, 2,3 mil abordagens e a verificação de 273 veículos. Além disso, foram apreendidas uma arma de fogo, quatro réplicas e dez armas brancas, além da recuperação de 74 celulares, 12 cordões, 10 bicicletas e 52 motos.
O patrulhamento em Botafogo será concentrado em três eixos: a área entre a Rua Lauro Müller, Rua General Severiano e Avenida Venceslau Brás; o entorno do Metrô Botafogo, que inclui a Rua São Clemente e Rua Voluntários da Pátria; e a região que abrange a Praia de Botafogo e a Rua Marquês de Abrantes. “Nossos esforços estarão focados nas ruas que apresentam maior incidência de furtos e roubos, e a população poderá notar a presença constante dos agentes nas ruas”, explicou Carnevale.
Essa nova fase de expansão do policiamento em Botafogo é parte de um plano mais amplo que já inclui outras cinco áreas da Zona Sul, como o Jardim de Alah, e se baseia em um mapeamento de 22 regiões com alta incidência de crimes de roubo e furto na cidade. O aumento da presença da Força Municipal ocorrerá de maneira gradual, fundamentado em análises detalhadas das manchas criminais, que são discutidas durante as reuniões do CompStat Rio.
Post Views: 35