domingo, 31 de maio de 2026 - 2:10

  • Home
  • Alerj
  • Lula diz que Ricardo Couto vai ajudar a “consertar o Rio de Janeiro”

Lula diz que Ricardo Couto vai ajudar a “consertar o Rio de Janeiro”

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de lançamento do Tela Brasil. Cidade das Artes, Rio de Janeiro – RJ – Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou, neste sábado (30/05), o governador interino do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, durante o lançamento da plataforma Tela Brasil, na capital fluminense. Ao fim do evento, o petista pediu uma salva de palmas para o desembargador e afirmou que ele vai ajudar a “consertar” o estado.

“Esqueci de dizer que o nosso governador interino está aqui presente. Eu queria uma salva de palmas para esse homem que vai ajudar a consertar o Rio de Janeiro”, disse Lula.

A fala ocorreu nos minutos finais da cerimônia, após o presidente discursar sobre cultura, audiovisual e identidade nacional. Ricardo Couto assumiu o comando do Governo do Estado depois da saída de Cláudio Castro (PL), que deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026.

Elogio ocorre após revelação de escutas no Palácio Guanabara

A menção de Lula acontece em um momento de maior exposição política para Ricardo Couto. Na sexta-feira (29/05), a jornalista Miriam Leitão, de O Globo, revelou que uma varredura do Gabinete de Segurança Institucional encontrou pontos de escuta no gabinete do governador, no Palácio Guanabara.

O material ainda será analisado para identificar se os equipamentos são novos ou antigos. Diante do episódio, Couto, que já vinha despachando de seu gabinete como presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, deve seguir trabalhando de lá.

Neste sábado, o governador interino acompanhou a cerimônia de lançamento da Tela Brasil, plataforma gratuita de streaming criada pelo Ministério da Cultura para exibir produções audiovisuais nacionais.

Tela Brasil reúne governo, artistas e setor cultural

O evento reuniu integrantes do governo federal, artistas, produtores e representantes do setor cultural. Também participaram a primeira-dama Janja da Silva, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, e o ex-prefeito Eduardo Paes.

Durante o discurso, Lula defendeu a ampliação do acesso à produção audiovisual brasileira. O presidente afirmou que o país precisa conhecer melhor sua própria cultura e suas riquezas naturais.

“Por que que vai tanta gente pra Miami? Ninguém vai pra Amazônia”, disse Lula, ao defender que os brasileiros olhem mais para o próprio país.

Ao cumprimentar Eduardo Cavaliere, que estava na plateia vestido com as cores nacionais, o presidente também comentou o uso do verde e amarelo. Segundo Lula, a esquerda precisa usar as cores do Brasil durante a Copa do Mundo, para evitar que elas sejam apropriadas por adversários políticos.

“O verde e amarelo não é bolsonarista”, afirmou Lula.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Auto de Corpus Christi chega ao terceiro ano com espetáculo gratuito no Centro do Rio

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por meio do Vicariato Episcopal para…

Paciente em SP com suspeita de ebola testa positivo para meningite

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que o homem internado com…

Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis

O governo federal abriu inscrições, até o dia 9 de junho, destinadas a projetos voltados…

Ir para o conteúdo