segunda-feira, 29 de junho de 2026 - 12:51

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Praças de Copacabana, Leme e Ipanema passam por revitalização com brinquedos inclusivos e áreas para pets

Praças de Copacabana, Leme e Ipanema passam por revitalização com brinquedos inclusivos e áreas para pets

Foto: Divulgação/Prefeitura/ Secretaria de Conservação

As praças de Copacabana, Leme e Ipanema estão passando por uma ampla revitalização promovida pela Prefeitura do Rio. As intervenções incluem a instalação de brinquedos inclusivos, criação e modernização de áreas para pets, reforço da iluminação, revitalização de academias ao ar livre, plantio de árvores e melhorias na acessibilidade. As obras fazem parte do programa Praça Maravilha, coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação.

O objetivo é tornar os espaços públicos mais acessíveis, seguros e preparados para receber diferentes perfis de usuários, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e tutores de animais de estimação. Além da renovação de equipamentos urbanos, os projetos também contemplam manutenção de pisos, recuperação de estruturas existentes e ampliação das áreas verdes.

No Leme, as intervenções se concentram na Praça Júlio de Noronha. O espaço destinado aos cães está sendo revitalizado, enquanto a Academia da Terceira Idade passa por modernização. A praça também recebe melhorias nas áreas de convivência e circulação, além da instalação de brinquedos adaptados para ampliar a inclusão de crianças com deficiência.

Segundo o secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, a preservação dos espaços públicos fortalece o sentimento de pertencimento da população.

“Quanto mais bem preservada a praça for, mais ela gera um sentimento de pertencimento à população. É como ter uma casa nova, onde você quer que tudo permaneça bonito e funcionando. O espaço público tem dono, e ele pertence ao carioca, que precisa se orgulhar, usufruir e também cuidar desse espaço”, afirmou.

Em Copacabana, a Praça Sarah Kubitschek passa por uma reconfiguração para incentivar a ocupação do espaço por diferentes públicos. O projeto prevê áreas voltadas para crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais de estimação, além de promover maior integração entre a praça e o entorno urbano. Para Diego Vaz, ampliar o uso das praças é uma estratégia para combater o abandono e estimular a conservação desses locais.

Em Ipanema, as melhorias chegam às praças General Osório e Nossa Senhora da Paz. Nesta última, o projeto prevê o plantio de 30 árvores e palmeiras, em parceria com a Fundação Parques e Jardins, além da limpeza do lago, melhorias no sistema de drenagem, manutenção dos equipamentos de lazer e instalação de novos brinquedos acessíveis.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Hospitais do Rio homenageiam bebês que nascem durante a Copa

Durante a Copa do Mundo, bebês nascidos nas maternidades da Secretaria de Estado de Saúde…

Conar recomenda suspensão de três anúncios de bets durante a Copa do Mundo

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou a suspensão liminar de anúncios de casas…

Rodoviários do Rio entram em greve por tempo indeterminado

Os motoristas de ônibus do Rio de Janeiro entraram em greve por tempo indeterminado à…

Ir para o conteúdo