A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) autou a casa de apostas Betano em R$ 194.079,60 devido à instalação de uma publicidade irregular na área central da cidade. O painel, que possui expressivos 288 metros quadrados, foi colocado na fachada de um prédio situado na Rua Joaquim Silva, nº 60, na Lapa, em uma região de grande circulação turística, colada à famosa Escadaria Selarón.
De acordo com o órgão municipal, a megaestrutura publicitária foi exibida sem receber a devida autorização da Subgerência de Publicidade da prefeitura, o que motivou a sanção financeira imediata.
Regras para publicidade e como denunciar no Rio
A prefeitura reforça que toda e qualquer exibição de publicidade em áreas visíveis ao público na cidade do Rio de Janeiro necessita obrigatoriamente de licenciamento prévio do município. O pedido de autorização deve ser realizado de forma integralmente online, por meio do portal Carioca Digital.
Por outro lado, o controle urbano também conta com o apoio direto da população. Qualquer cidadão que identificar um anúncio suspeito ou sem indicativo de licença pode registrar uma denúncia de publicidade irregular formalmente através dos canais oficiais da Central de Atendimento 1746.