A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro devolveu a Sala Lilás à deputada Renata Souza, do PSOL, após decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O espaço havia ficado fechado por uma semana.
A decisão judicial garantiu o retorno da parlamentar à presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, responsável pela Sala Lilás. O espaço foi criado em 2023 por iniciativa da própria deputada e oferece acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência.
Desde sua criação, a Sala Lilás já realizou mais de 700 atendimentos, que se desdobraram em mais de 2.800 ocorrências de suporte, segundo o gabinete da parlamentar. O serviço oferece assistência jurídica e psicológica gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Espaço oferece acolhimento jurídico e psicológico
Para Renata Souza, a retomada da Sala Lilás representa a continuidade de uma política de proteção a mulheres vítimas de violência no Rio de Janeiro. A deputada afirma que o espaço ajuda mulheres a romperem ciclos de agressão e abuso. “Somos o terceiro estado do Brasil com o maior número de feminicídio. Por isso, retomar o atendimento da Sala Lilás na Comissão de Direitos da Mulher é uma vitória no enfrentamento à violência. Atendemos e fazemos o acompanhamento de mulheres extremamente vulneráveis. Elas encontram acolhimento e atendimento especializado para saírem das armadilhas do ciclo de violência que as aprisiona em relacionamentos abusivos e tóxicos”.
A parlamentar também destacou que a Sala Lilás tem função direta na preservação da vida de mulheres atendidas pela rede de apoio. “É um alívio ter um espaço na Alerj onde essas mulheres recebem acolhimento humanizado diante de suas dores. Salvamos vidas, é disso que se trata”.