A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e Cuidados (SPM-Rio) abriu, nesta quinta-feira (16/07), mais de 8 mil novas vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional. É mais um passo da Secretaria para a ampliação das oportunidades para mulheres que desejam se capacitar, empreender, conquistar autonomia financeira ou ingressar no mercado de trabalho. Em junho, o órgão reuniu mais de 7 mil pessoas no Espaço Hall, na Zona Sudoste, para a formatura de milhares de mulheres que concluíram cursos de qualificação.
As inscrições já podem ser feitas no portal Oportunidades Cariocas, plataforma digital que reúne cursos e oportunidades de trabalho, pelo link: https://pref.rio/servicos/cursos. Os cursos serão oferecidos nas Casas da Mulher Carioca, Salas da Mulher Cidadã e Casas da Mulher Cidadã, distribuídas por diferentes regiões da cidade. As formações contemplam diversas áreas do conhecimento, atendendo mulheres em diferentes momentos da vida profissional, desde quem busca o primeiro emprego até aquelas que desejam mudar de carreira ou fortalecer o próprio negócio.
São mais de 200 opções de formação, entre os cursos gratuitos disponíveis estão Auxiliar Administrativo, Informática, Pacote Office, Excel, Inglês, Espanhol, Libras, Auxiliar de Creche, Cuidadora de Idosos, Marketing Digital, Fotografia e Vídeo, Produção de Eventos, Costura, Crochê, Panificação, Confeitaria, Maquiagem, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelhas, Tranças, Estética Facial, Massoterapia e Empreendedorismo.
“A qualificação profissional transforma vidas. Ela fortalece a autonomia das mulheres, amplia as possibilidades de geração de renda e abre caminhos para um futuro com mais independência. Depois de celebrarmos, em junho, a formatura de milhares de alunas, damos continuidade a esse trabalho com a abertura de mais de 8 mil novas vagas, para que cada vez mais mulheres tenham acesso à capacitação e possam construir novas trajetórias por meio da educação e do trabalho” diz a secretária de Políticas para Mulheres e Cuidados, Mariana Xavier.
A oferta dos cursos faz parte das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria para promover a autonomia econômica das mulheres cariocas. Desde 2021, mais de 550 mil já foram capacitadas por meio das iniciativas. Mais informações sobre os cursos pelo Portal Oportunidades Cariocas (https://pref.rio/servicos/cursos) ou em @secretariadamulher.rio. A divulgação das selecionadas será no dia 04 de agosto.