No sábado, dia 4 de julho, às 11h, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta, na Escola de Música da UFRJ, no tradicional Concerto de Inverno, evento de encerramento do semestre de aulas de alunos da Academia. Com entrada franca, o recital tem regência dos maestros Sammy Fuks e Tomaz Soares, que também atua como solista de violino.
A apresentação, que acontece no Salão Leopoldo Miguez, também conta com a participação do clarinetista Leandro Nascimento, ex-aluno da Academia Juvenil e premiado em diversos concursos relacionados a jovens solistas. Alunos do Grupo de Percussão da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência e Tecnologia (FUNDEC), também participam do espetáculo.
“A Academia foi fundamental na minha formação musical e artística, além de ter me proporcionado o encontro com pessoas que marcaram profundamente minha trajetória, como meu professor de clarineta, Cristiano Alves, e os maestros Tomaz Soares e Sammy Fuks. Voltar a esse palco nessa posição representa a realização de um sonho e um momento de grande gratidão”, confidencia Leandro Nascimento.
No repertório, músicas que transitam entre obras de concerto e referências profundamente enraizadas na memória cultural brasileira, para aproximar diferentes públicos e destacar a permanência da música como linguagem universal de encontro.
De Vivaldi, Mozart e Weber, passando por compositores brasileiros, como Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga e Dorival Caymmi, cujas obras dialogam com a cultura popular, o nacionalismo e as tradições regionais, o espetáculo constrói um belo e sensível cenário musical para que o público possa sair inebriado do histórico prédio do Centro do Rio de Janeiro.
PROGRAMA:
Sammy Fuks, regência
Tomaz Soares, regência e violino
Leandro Nascimento, clarineta
Participação Especial: Grupo de Percussão da FUNDEC
ANTONIO LUCIO VIVALDI
Concerto para violino, op. 3, nº 6, em lá menor, RV 356
I. Allegro
II. Largo
III. Presto
CARLOS GOMES
Sonata, em Ré maior
I. Allegro animato
WOLFGANG AMADEUS MOZART
O empresário, K. 486
Ouverture | Presto
CARL MARIA VON WEBER
Concertino para clarineta e orquestra, em Mi bemol maior, op. 26
I. Adagio ma non troppo
II. Andante
III. Allegro
CARLOS GOMES
Quem sabe?
versão para clarineta e orquestra
CHIQUINHA GONZAGA
Corta-Jaca | Forrobodó
arranjo por Jessé Sadoc
DORIVAL CAYMMI
Suíte do pescador
arranjo por Jamberê
Serviço:
Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica – Concerto de Inverno
