
. Policiais civis e militares deflagraram, nesta sexta-feira (14/11), mais uma etapa da Operação Contenção em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para conter o avanço do Comando Vermelho no estado. As equipes tentam cumprir 16 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão em áreas do Éden. Até a última atualização, 5 pessoas haviam sido presas. Não havia registro de confronto.
Um dos detidos é o vereador Marcos Henrique Matos de Aquino (Republicanos), o mais votado do município na última eleição. Ele não era alvo da ação, mas foi preso em flagrante após policiais encontrarem no carro oficial da Câmara de Meriti uma arma de fogo registrada em nome de terceiro e caixas de medicamentos de uso controlado.
Os agentes buscavam o irmão do vereador, Luiz Matos de Aquino, alvo de mandado de busca. Luiz não foi localizado em casa. O próprio Marcos chegou ao endereço ao saber da operação e foi flagrado pelos policiais.
A Operação Contenção é permanente no RJ e, no fim de outubro, motivou a megaofensiva nos complexos do Alemão e da Penha, que terminou com mais de 120 mortos.
Onde é a operação
As equipes atuam na Bacia do Éden, no Castelinho e em áreas próximas no Éden. Participam a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-Cap), a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com apoio de outras unidades.
A ação resulta de 11 meses de investigação conduzida pela DRE-Cap. Além do cumprimento das medidas cautelares, o objetivo é frear a expansão territorial da facção, prender integrantes já identificados, coletar novas provas, mapear patrimônios ilícitos para bloqueio judicial, apreender drogas e armamentos e remover barricadas que restringem a circulação de moradores.