quarta-feira, 20 de maio de 2026 - 3:02

Acari e Pedreira ganham dois ecopontos da Comlurb

Divulgação: Marcelo Cortes/Comlurb

A Zona Norte do Rio ganhou dois novos ecopontos da Comlurb nesta sexta-feira (24). A localidades contempladas foram Acari e Pedreira. Com a instalação das unidades, a companhia agora conta com 88 ecopontos em todas as regiões da capital, desde 2022 quando foi iniciado o programa.

Estão operação em Acari e Pedreira uma compactadora para receber o lixo domiciliar, e duas multiuso para armazenar entulho e bens inservíveis, como móveis, colchões e eletrodomésticos sem uso, além de galhos de árvores.

Em Acari foi instalada uma quarta caixa, maior que as demais, por conta da grande quantidade de lixo descartado. A população local também recebeu o serviço Comunidade de Responsa, serviço de reforço na limpeza urbana. Ao todo, 60 garis participaram da ação, realizando varrição, coleta e remoção de resíduos, corte de mato e de áreas gramadas e limpeza hidráulica com água de reuso e sabão.

Até o fim de 2025, a Comlurb quer instalar 100 ecopontos na cidade, para ajudar na ordenação dos resíduos. Uma vez em operação, os ecopontos também evitam a proliferação de doenças entre pessoas e animais, elevando, assim, a saúde pública.

Com os ecopontos e a instalação de contêineres de alta capacidade, a Comlurb pretende reduzir o descarte irregular de lixo em pontos críticos na cidade. Com as intervenções, 20% a menos de lixo foi jogado nas ruas – cerca de 1.600 toneladas diárias, segundo a companhia.

Em 2025, a Comlurb lançou 27 ecopontos: São Carlos, no Estácio; Vila dos Sonhos, no Caju; Biquinha, no Vidigal; Jupará, na Mangueira; Conjunto Habitacional Bandeirantes, na Comunidade César Maia; Campo Grande, na Rua Maria Teresa; São Tomé, em Santa Cruz; Rocinha; Chácara do Céu, no Borel; Fazendinha, no Complexo do Alemão; Águia de Ouro, em Inhaúma; Chácara do Céu, no Leblon; Parque Proletário, no Complexo da Penha; Jardim Novo, em Realengo; Catiri, em Bangu; Karatê – Casinhas Novas, na Cidade de Deus; Barreira do Vasco, em São Cristóvão; 4 Bicas, na Penha Circular; Via Light, em Rio das Pedras; Kelson, na Penha; Vitória Régia na Lagoa; Praça da Paloma, no Complexo do Alemão; Providência, no Santo Cristo; Gurada, em Del Castilho; Cinco Marias, em Guaratiba; Acari; e Pedreira, em Fazenda Botafogo.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Douglas Ruas apresenta projeto para ajudar municípios afetados por temporais

Divulgação O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Douglas Ruas,…

Aplicativo para cinemas ganha suporte que facilita acesso de pessoas surdas às sessões

Equipamento foi criado pela Conecta Acessibilidade (Foto Divulgação) A Conecta Acessibilidade, produtora especializada em acessibilidade audiovisual…

Parecer da 6×1 é adiado em meio à pressão para transição de 10 anos

A Comissão Especial que analisa as propostas de redução da jornada de trabalho das atuais…

Ir para o conteúdo