Administração macuquense confirma parceria com a UERJ

Administração macuquense confirma parceria com a UERJ

Espaço da Universidade do Estado funcionará no prédio do CIEP

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Na tentativa de ampliar as oportunidades educacionais no município e, como consequência, aumentar a qualificação profissional dos macuquenses, para que estes enfrentem o competitivo mercado de trabalho em igualdade de condições, o prefeito Félix Lengruber acertou na quinta-feira, 21, uma parceria que promete ser o ponto de partida para a abertura de cursos de graduação em Macuco num futuro próximo.

Em reunião realizada na capital fluminense, na sede do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT), unidade acadêmica pertencente ao Centro de Educação e Humanidades (CEH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ficou acertada a criação do Espaço UERJ em Macuco, a ser implantado no prédio do CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, numa parceria viabilizada pelo Consórcio Rio Serra Norte.

Ainda durante o encontro – do qual também participaram os representantes da Prefeitura de Macuco, Affonso Azevedo, secretário de Agricultura, e Maria Fernanda Marra Fellows, chefe de Gabinete, além de Eloiza Oliveira, diretora do Instituto Multidisciplinar da UERJ; Rodrigo Perez, coordenador da entidade; Ângela Mendes e Ronaldo Mello, assessores do Instituto – também ficou estabelecido que a montagem do Espaço UERJ em Macuco será iniciada após o encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, já que as atenções estão voltadas à organização do maior evento esportivo do planeta, que acontece entre os dias 5 e 21 de agosto.

Segundo o acordo firmado, que obedecerá três etapas precedentes à execução do projeto, já no período pós-olímpico serão apresentadas duas atividades para formalizar a criação da parceria entre a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Macuco. Como também se aproxima o período eleitoral, a tendência é que após as eleições passem a ser trabalhadas as atividades continuadas, com a oferta de cursos básicos nas áreas de Educação, Administração e Gestão, inicialmente, para que a partir de 2017 sejam criados cursos de graduação.

Félix Lengruber confirma que a etapa inicial visa reunir prefeitos integrantes do Consórcio Rio Serra Norte, a ser marcada junto ao reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques, para formalização do convênio. Na segunda etapa será preparada a minuta de convênio para parceria entre município e UERJ. E a terceira e última etapa irá tratar da montagem do espaço físico propriamente dito, com salas equipadas com computadores e toda estrutura necessária à aplicação do ensino. “Isso é um investimento para o futuro cujo objetivo é garantir empregabilidade, empreendedorismo para os jovens e desenvolvimento na área de educação para professores e gestores”, explica Lengruber.

Deixe uma resposta