
A Águas do Rio inaugurou nesta quarta (5/11) uma nova loja de atendimento no Arco do Teles, na Travessa do Comércio, 16, a poucos passos da Praça XV. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e busca facilitar a vida de quem trabalha no Centro, com serviços presenciais e orientação para os canais digitais da concessionária.
O local oferece segunda via de conta, negociação de débitos, mudança de titularidade, histórico de consumo e alteração do ponto de ligação, entre outros. A equipe passou por treinamento de atendimento humanizado, com foco em resolver demandas no balcão e no app Águas do Rio.
Além do balcão de serviços, a loja é temática e convida para uma viagem pela história do saneamento na cidade. A ambientação traz uma linha do tempo que vai do Rio Carioca — primeiro manancial explorado em 1506 — ao Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa), em 1750, até os avanços atuais ligados à recuperação da Baía de Guanabara.
Segundo Sinval Andrade, diretor institucional da concessionária, a abertura se conecta ao esforço de reativar imóveis ociosos e o comércio local. “Esse é um movimento estratégico para recuperar a movimentação no Centro do Rio, reviver as atividades e reconstruir essa região, que é tão histórica e icônica. No meio do dia, poder resolver uma pendência é um facilitador na vida das pessoas. Essa é a nossa ideia”, disse Sinval Andrade.
Um diferencial da nova unidade é o time formado por profissionais 50+, reforçando a política de inclusão da companhia, do grupo Aegea. Entre eles está Verônica Conceição de Moura, 52 anos. “Eu sou a recepcionista, vou conduzir o atendimento e fazer a triagem dos clientes junto à nossa equipe. Ter essa oportunidade depois dos 50 anos é um voto de confiança pra mim e estou muito satisfeita em trabalhar nessa área”, afirmou Verônica Conceição de Moura.
A nova unidade contribui com o esforço de empresas e da sociedade civil em recuperar imóveis ociosos da região e transformar o coração histórico da cidade, em consonância com o Projeto Reviver Centro e seu spin-off, o Reviver Cultural, que trouxe dezenas de empreendedores culturais para as proximidades.
“O Arco do Teles é um dos principais pontos turísticos do Rio e traz essa bagagem histórica importante, que merece ser revitalizada. Além disso, estamos aproveitando o espaço para contar uma história que poucos sabem: a da evolução do saneamento básico no Rio de Janeiro”, explica Luiz Hennes, gerente comercial da concessionária. Segundo ele, a loja é estratégica para os clientes que trabalham no Centro e precisam de atendimento rápido e humanizado. “O Centro da Cidade reúne diversas administradoras de imóveis que gerem o aluguel de dezenas de milhares de propriedades em todo o Rio de Janeiro, sem contar as administradoras de condomínios, cujos principais expoentes estão por aqui”, explica Cláudio André de Castro, membro fundador da Aliança Centro, atuante no mercado imobiliário.
A região do Arco do Teles deve ganhar ainda mais novidades, com a recente negociação do imóvel 18 – que é anexado aos da rua do Mercado 19 e 21 – a um investidor de São Paulo, que, segundo Castro, vai restaurar os três sobrados integrados que já sediaram o Dito & Feito e o Clube das Mulheres, com enorme sucesso nos anos 90. Todos os imóveis da região que foi habitada pela antológica “bruxa carioca” Bárbara dos Prazeres são tombados pelo Iphan.
Serviço
Local: Travessa do Comércio, 16 — Centro
Funcionamento: segunda a sexta, 8h–17h
Informações: aguasdorio.com.br/contato