quarta-feira, 20 de maio de 2026 - 9:35

Além do ponto turístico: conheça as lendas sobre o Pão de Açúcar

Bondinho Pão de Açúcar – Foto: Divulgação

O Parque Bondinho Pão de Açúcar é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, atraindo visitantes diariamente. Mas, para além disso, algumas histórias ultrapassam o tempo e são conhecidas como “lendas do Pão de Açúcar”.

Vale destacar que são apenas lendas, com suposições e histórias criadas no imaginário popular, sem confirmações.

Conheça as lendas mais famosas e curiosas:

O guardião da pedra

Muitas pessoas acreditam ver um homem na pedra do morro do Pão de Açúcar, com 200 metros de altura. É preciso estar na Praia Vermelha para ver a tal figura. Chamado de “guardião da pedra”, algumas pessoas também acreditam que é São Pedro abraçando a pedra, porque a “cabeça” da figura, estaria usando um solidéu, peça que compõe a vestimenta de bispos.

O íbis

Outra lenda diz que, às 11h, é possível ver a forma de um pássaro na cavidade da pedra, conhecido como “Íbis do Pão de Açúcar“. Como essa silhueta se forma do outro lado da montanha de onde se vê o sacerdote, algumas pessoas acreditam que a figura do “guardião da pedra” seria, na verdade, o deus egípcio Thoth, e a figura em sua cabeça seria o famoso capacete utilizado pelos deuses em suas representações.

Ao invés de estar “abraçando a pedra”, o deus egípcio estaria alimentando o pássaro Íbis que está do outro lado.

A caverna

Segundo histórias, existe uma caverna na encosta do morro Pão de Açúcar que pode ser acessada pelo mar, indo de barco, ou mesmo a pé, se você se aventurar pelas rochas. Essa caverna foi formada por uma falha na rocha há pelo menos 1 bilhão de anos e, em 1930 morou por lá o português Eduardo de Almeida, que pescava por ali.

O gigante adormecido

Na lenda do gigante adormecido, a figura seria formada pelo relevo dos morros do Rio de Janeiro, quando visto do mar. Assim, a Pedra da Gávea seria o queixo, o tronco seria o Maciço da Tijuca e o Pão de Açúcar formaria o pé, terminando a figura do gigante deitado. A lenda também traz a mitologia egípcia como uma das versões, criando histórias de que os egípcios teriam vindo ao Rio há milhares de anos atrás e criado suas histórias mitológicas baseadas nessa figura do gigante adormecido.

Essa história se tornou tão famosa que já foi até tema de comercial de marcas internacionais.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Giroflex, vale de R$ 12 e tensão entre PSD e Alerj – Bastidores do Rio

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio Pode isso, Arnaldo?Alguns veículos da Secretaria da Casa Civil da…

CGU lança rede para fortalecer cooperação entre instituições públicas

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou nesta quarta-feira (20) a Rede Nacional de Integridade Pública,…

Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1

A empresa Ypê divulgou novo comunicado com orientações aos consumidores que têm em casa os…

Ir para o conteúdo