terça-feira, 16 de junho de 2026 - 2:25

  • Home
  • Alerj
  • Alerj aprova em primeira votação projeto que torna Botafogo patrimônio cultural do Rio

Alerj aprova em primeira votação projeto que torna Botafogo patrimônio cultural do Rio

Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo de Futebol e Regatas pode ser reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto de Lei 2.466/23, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), foi aprovado em primeira discussão nesta quarta-feira (20/08) na Alerj e ainda precisa passar por uma segunda votação para ser confirmado.

Fundado em 1894 como Club de Regatas Botafogo, o alvinegro é considerado uma das agremiações mais tradicionais do país. Foi pioneiro no remo e, a partir de 1904, ganhou destaque no futebol, tornando-se o único clube brasileiro campeão em três séculos diferentes. Ídolos como Garrincha, Didi, Jairzinho, Paulo César Caju, Nilton Santos e Zagallo construíram a história da Estrela Solitária, que hoje ostenta os títulos da Libertadores da América e do Brasileirão.

Além da relevância esportiva, o clube também se destaca pelo número de jogadores cedidos à Seleção Brasileira, sendo peça-chave nas conquistas do tricampeonato mundial em 1958, 1962 e 1970.

A sede social do Botafogo, localizada na Avenida Venceslau Brás, 72, em Botafogo, Zona Sul do Rio, não terá restrições de obras ou reformas com a declaração de patrimônio.

“Entre os times brasileiros em atividade, o Botafogo é o clube poliesportivo mais antigo e por isso sua torcida o considera o mais tradicional. Os jogadores do Botafogo foram fundamentais para o tricampeonato mundial do Brasil, em 1958, 1962 e 1970”, afirmou Verônica Lima na justificativa do projeto.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Prefeitura fará obras emergenciais na Rocinha para evitar deslizamento

A prefeitura do Rio fará obras emergenciais de contenção para evitar novos deslizamentos de terra…

Petrópolis vai ganhar primeiro empreendimento da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida

Empreendimento será erguido no bairro de Corrêas — Foto: Divulgação Petrópolis vai receber o primeiro…

Sabesp demite funcionários após vazamento de gás no centro de SP

A Sabesp demitiu dois funcionários e suspendeu outros sete após apuração sobre vazamento de gás…

Ir para o conteúdo