quarta-feira, 6 de maio de 2026 - 5:52

  • Home
  • Alerj
  • Alerj aprova megaferiado de 10 dias em todo o estado do Rio de Janeiro

Alerj aprova megaferiado de 10 dias em todo o estado do Rio de Janeiro

Praia de Copacabana vista vazia neste sábado (20)
Foto: MICHEL FILHO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou por votação simbólica o projeto do governo de Cláudio Castro (PSC), que antecipa e decreta feriados provocando uma sequência de dez dias de paralisação de atividades entre 26 de março e 4 de abril no estado.

Seis deputados manifestaram votos contrários, mas por ter sido uma votação simbólica, com expressiva maioria dos 70 deputados presentes, o placar não foi registrado oficialmente. O projeto agora segue para a sanção do governador.

Na prática, o projeto prevê que neste período sigam funcionando normalmente atividades essenciais como as relacionadas à saúde, segurança pública, assistência social e serviço funerário e deixa a cargo do governo e das prefeituras a determinação de protocolos e regras para o funcionamento de outras atividades.

No caso de as regras do estado e dos municípios serem diferentes, o texto determina a adoção de quem tiver a ordem mais restritiva, como horários mais enxutos, ocupações menores de estabelecimentos e interrupção de mais atividades comerciais.

Pra que o megaferiado seja criado, serão antecipados os feriados estaduais de Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril) para os dias 29 e 30 de março, respectivamente. A proposta também determina que serão feriados extraordinários os dias 26 e 31 de março e 1º de abril.

Mesmo aprovado, o projeto foi criticado por deputados da oposição. “Me parece que o caminho de decretar feriado ao invés de decretar suspensão de atividades presenciais que não sejam essenciais, não é o melhor caminho”, disse Flávio Serafini, deputado do PSOL.

Deputada pelo PDT e presidente da Comissão de Saúde, Martha Rocha, do PDT, defendeu o esforço coletivo para chegar ao texto final. “Não temos leito, não temos profissionaisde saúde e não teremos muito em breve equipamentos para intubação, essa não é uma realidade distante do Rio de Janeiro”, disse ela.

Sessão na Alerj
Foto: Reprodução/Alerj

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CBMERJ capacita especialistas em salvamento em desastres e inaugura centro de treinamento subaquático

Crédito: CBMERJ O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou,…

Lula autoriza Rio a trocar Regime de Recuperação Fiscal pelo Propag

O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. –…

Oito décadas tratando câncer pelo SUS no Rio, Hospital Mário Kroeff depende da população para sobreviver

Crédito: Marco Antônio Rezende/ Prefeitura do Rio Fundado em 1944 pelo médico Mário Kroeff, o…

Ir para o conteúdo