O tenente-coronel Marcelo Corbarge, novo comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), recebeu nesta quarta-feira (18) a Medalha Tiradentes, principal honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi entregue pelo deputado estadual Renan Jordy (PL), durante cerimônia realizada no próprio batalhão.
“Destruir ou derrubar o BOPE é falir as instituições públicas e a Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Renan Jordy, um dos principais defensores das forças de segurança na Alerj.
O tenente-coronel Corbarge assumiu o comando do BOPE no início de junho e traz no currículo passagens como subcomandante do próprio batalhão, subcomandante do 14º BPM (Bangu) e superintendente de inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Durante o discurso, o deputado exaltou o papel do BOPE e da Polícia Militar na preservação da ordem pública e criticou o que classificou como “ineficiência de alguns representantes do estado”, apontando que isso teria contribuído para o fortalecimento de “grupos terroristas” no Rio. “O estado vai voltar a trilhar o caminho da prosperidade”, completou.
Renan Jordy também ressaltou que o atual momento conta com “um governador e um presidente da Alerj comprometidos com a segurança pública”, garantindo que seu mandato está à disposição do BOPE e das forças policiais.
O projeto que concede a Medalha Tiradentes ao novo comandante do BOPE foi originalmente protocolado pelo então deputado e hoje prefeito de Magé, Renato Cozzolino, que autorizou a realização da cerimônia.