A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai doar à Secretaria de Estado de Segurança R$1.585.300 para capacitação e qualificação de policiais civis e militares. A decisão da mesa diretora da Casa foi publicada nesta quarta-feira (09/09) no Diário Oficial do Legislativo.
Presidente da Assembleia, o deputado Jorge Picciani (PMDB) disse que a origem do recurso é do orçamento próprio da Casa: “Com essa ação, a Alerj demonstra como o Legislativo pode atuar também em parceria com outros órgãos para levar melhorias à população. A segurança pública é uma questão prioritária para qualquer governante, precisamos garantir melhorias para a qualidade de trabalho dos nossos policiais, porque assim eles conseguirão atender melhor à população”.
Segundo o secretário José Mariano Beltrame, que esteve com Picciani nesta quarta, 19 mil policiais serão beneficiados diretamente, e, indiretamente, 60 mil profissionais e familiares. O repasse será destinado a programas de educação, valorização profissional e prevenção à violência, como seminários de capacitação, material didático para cursos de formação, pesquisas, entre outros.
“Essa parceria é muito importante para a prevenção da violência, especialmente voltada para os jovens e suas famílias, e para legitimar as ações da polícia de proximidade nas comunidades onde atuam no enfrentamento da criminalidade, a partir da convivência cidadã”, disse Beltrame.
O subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção, Pehkx Jones da Silveira, afirmou que, segundo pesquisas, é preciso investir em estratégias que fortaleçam os laços de convivência entre operadores da segurança pública e moradores.