quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 - 9:34

  • Home
  • Alerj
  • Alimentação de hospitais municipais pode ser reforçada com produtos orgânicos

Alimentação de hospitais municipais pode ser reforçada com produtos orgânicos

A Câmara Municipal do Rio (CMRJ) aprovou, nesta quarta-feira (12), em 1ª discussão, o PL 1104/2018 que prevê o fornecimento mínimo de 30% de produtos orgânicos ou de base agroecológica para alimentação dos pacientes internados nos hospitais do município.

A medida tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação servida aos pacientes. Segundo a matéria, a aquisição dos alimentos deverá ocorrer de forma escalonada: 10% no primeiro ano; 20% no segundo ano; e 30% no ano subsequente.

O vereador Junior da Lucinha (PSD), autor do projeto, ressalta a importância de incrementar a alimentação dos convalescentes, já que os alimentos orgânicos estão livres de agrotóxicos e são mais nutritivos:

“Os alimentos orgânicos reúnem mais vitaminas, minerais e outros nutrientes do que aqueles cultivados no âmbito da agricultura tradicional. Nosso objetivo é criar a cultura de substituição desses alimentos, na qual se observa o uso corrente de agrotóxicos, por aqueles de origem orgânica, que são muito mais saudáveis”, explica o vereador.

Os produtos orgânicos ou de base agroecológica destinados aos hospitais cariocas devem ter como origem preferencial os produtores cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos; os produtores organizados em associações e cooperativas; os enquadrados no conceito de agricultura familiar; e, por fim, os demais. 

A matéria voltará à pauta em 2ª votação.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Inscrições para cursos de capacitação para profissionais da Educação vão até 22 de fevereiro

Imagem ilustrativa / Cursos serão todos on-line: Divulgação A Fundação Centro de Ciências e Educação…

Projeto que define regras da eleição indireta para governador começa a ser discutido na Alerj

Divulgação A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) inicia, nesta quarta-feira (11), a análise do projeto…

Cães e gatos podem ser sepultados em jazigos familiares em São Paulo

A lei que autoriza que cães e gatos sejam enterrados em jazigos familiares em todo…

Ir para o conteúdo