
Na manhã da última terça-feira (30/09), 14 alunos de ensino médio do Colégio Franco, em Laranjeiras, Zona Sul carioca, estiveram na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), na região central da capital fluminense, a fim de apresentar um projeto de lei ao presidente da Casa, vereador Carlo Caiado (PSD).
Integrantes do projeto ”Liderança Estudantil”, da própria escola, os alunos desenvolveram um texto, denominado ”Transporte Cidadão”, que propõe a concessão de gratuidade no transporte público para estudantes com bolsa integral na rede particular de ensino da cidade.
Os alunos, com idades entre 16 e 18 anos, fazem parte da iniciativa coordenada pelo professor de geografia Thiago Villela. Eles debateram a proposta em oficinas realizadas aos sábados no colégio, desde março. A escola tem cerca de 400 alunos no ensino médio, com 75 deles sendo bolsistas.
”Os alunos estão de parabéns pela ideia. Como ela prevê um impacto financeiro, a iniciativa deve ser do Poder Executivo. Vamos analisar com calma e debater a sua viabilidade com a Prefeitura, pois há contratos de concessão em vigor no município. A Câmara está sempre aberta para receber boas ideias como essa”, afirmou Caiado no plenário da CMRJ.
”A ideia é que esses jovens tenham um letramento cidadão na escola e sejam capazes de propor projetos para o próprio colégio e para a comunidade”, explicou, por sua vez, Villela.
Uma das autoras do projeto, a aluna Maria Fernanda Valente vibrou com a iniciativa: ”O projeto surgiu com objetivo de criar políticas públicas e exercer cidadania não só no espaço escolar. Os alunos estão muito engajados, participativos. A proposta é importante, nosso colégio tem muitos bolsistas e dá suporte na questão do transporte, mas muitas escolas particulares não fazem o mesmo”.