quinta-feira, 30 de outubro de 2025 - 3:13

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Alunos de escola da Zona Sul do Rio apresentam projeto de lei à Câmara Municipal visando gratuidade no transporte público; entenda

Alunos de escola da Zona Sul do Rio apresentam projeto de lei à Câmara Municipal visando gratuidade no transporte público; entenda

Alunos do Colégio Franco, em Laranjeiras, reunidos com Carlo Caiado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

Na manhã da última terça-feira (30/09), 14 alunos de ensino médio do Colégio Franco, em Laranjeiras, Zona Sul carioca, estiveram na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), na região central da capital fluminense, a fim de apresentar um projeto de lei ao presidente da Casa, vereador Carlo Caiado (PSD).

Integrantes do projeto ”Liderança Estudantil”, da própria escola, os alunos desenvolveram um texto, denominado ”Transporte Cidadão”, que propõe a concessão de gratuidade no transporte público para estudantes com bolsa integral na rede particular de ensino da cidade.

Os alunos, com idades entre 16 e 18 anos, fazem parte da iniciativa coordenada pelo professor de geografia Thiago Villela. Eles debateram a proposta em oficinas realizadas aos sábados no colégio, desde março. A escola tem cerca de 400 alunos no ensino médio, com 75 deles sendo bolsistas.

”Os alunos estão de parabéns pela ideia. Como ela prevê um impacto financeiro, a iniciativa deve ser do Poder Executivo. Vamos analisar com calma e debater a sua viabilidade com a Prefeitura, pois há contratos de concessão em vigor no município. A Câmara está sempre aberta para receber boas ideias como essa”, afirmou Caiado no plenário da CMRJ.

”A ideia é que esses jovens tenham um letramento cidadão na escola e sejam capazes de propor projetos para o próprio colégio e para a comunidade”, explicou, por sua vez, Villela.

Uma das autoras do projeto, a aluna Maria Fernanda Valente vibrou com a iniciativa: ”O projeto surgiu com objetivo de criar políticas públicas e exercer cidadania não só no espaço escolar. Os alunos estão muito engajados, participativos. A proposta é importante, nosso colégio tem muitos bolsistas e dá suporte na questão do transporte, mas muitas escolas particulares não fazem o mesmo”.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele”

A cena dos corpos enfileirados na Praça São Lucas, no complexo da Penha, na manhã…

Operação letal ou efetiva? O Rio de Janeiro precisa de mais ação e menos bandidos

Foto: PMERJ Verdade que ontem foi um dia de medo para os cariocas — mas…

Lula defende trabalho coordenado contra “espinha dorsal do tráfico“

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, na noite desta quarta-feira (29), que é…

Ir para o conteúdo