terça-feira, 12 de novembro de 2024 - 10:18

  • Home
  • Brasil
  • Apesar de alta dos juros, varejo brasileiro ainda deve trazer melhora no 3º tri

Apesar de alta dos juros, varejo brasileiro ainda deve trazer melhora no 3º tri

O varejo é um dos setores usualmente mais impactados por juros mais altos. Com as taxas mais caras, consumidores tendem a diminuir o uso dos créditos, comprando menos e impactando os negócios no geral. Mas, apesar de o Banco Central ter elevado sua taxa básica há cerca de um mês, as perspectivas para os resultados do terceiro trimestre seguem positivas.

De forma geral, a visão é de que ainda é cedo para as companhias sentirem a alteração das taxas em seus balanços. Fora isso, a economia brasileira segue avançando.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), por exemplo, a renda média dos trabalhadores no segundo trimestre subiu 5,8% na base anual. Já o endividamento das famílias vem caindo sequencialmente, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“A alta dos juros era um cenário já conhecido pelas empresas de varejo. E elas já se prepararam para isso. Reduziram um pouco suas dívidas e estruturam-se internamente. Há uma expectativa positiva, principalmente para o segundo semestre, que vem muito da capacidade de recuperação de vendas, da transformação das empresas, que buscaram eficiência”, fala Leonardo Cyreno, head de Eficiência Comercial e Growth da AGR Consultores, focada no setor.

Em relatórios, os bancos também endossam essa visão. O Santander, por exemplo, menciona que a perspectiva é de que a “as tendências positivas continuem”, com destaque para as varejistas de moda.

“Esperamos que os varejistas de moda sejam os melhores desempenhos no setor de varejo para a temporada de resultados do terceiro tri, impulsionados por um ambiente mais favorável para o consumo discricionário e pela diminuição da concorrência transfronteiriça”, dizem os analistas do banco, encabeçados por Ruben Couto.

Para a equipe de analistas, a C&A deve ser a empresa que mais se destacará, com crescimento de vendas mesma lojas (SSS, na sigla em inglês) e de margem bruta, apesar de uma base de comparação difícil na base anual.

O Itaú BBA vai na mesma linha, corroborando que o varejo de moda trazer os melhores resultados do setor do período entre julho e setembro, mencionando avanços operacionais. No entanto, a casa enxerga que a Lojas Renner será a que se sairá melhor.

“A administração começou a adotar um tom mais otimista e as estimativas de consenso dispararam, juntamente com o preço das ações, que subiu 40% desde o início de agosto. Estimamos um crescimento de receita de 12% e uma expansão de 100 pontos-base na margem bruta para a divisão de varejo”, explica o time, encabeçado por Rodrigo Gastim.

Do outro lado, Santander e Itaú BBA enxergam que o varejo de alimentos e os atacarejos devem trazer os resultados mais negativos — não necessariamente pelo cenário macro, mas por conta da maior competição que alguns players ver enfrentando.

Os últimos anos foram marcados por expansões agressivas do Assaí e do Atacadão, bandeira do Carrefour Brasil. O esperado é que com o amadurecimento das lojas, a receite aumente, mas que as empresas também tragam nos balanços sinais do aumento da competitividade e da canibalização.

Uma inflação menor também tende a impactar os resultados dessas companhias. Essas empresas, em época de inflação maior, tendem a faturar mais, com os clientes se abastecendo para fugir da oscilação dos preços, e lucrando com a valorização dos próprios estoques no mês a mês.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming e também presença digital maciça.

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cidades espanholas atingidas por enchentes se preparam para outra tempestade

As cidades atingidas pelas enchentes perto da cidade de Valência, no leste da Espanha, corriam…

Homem é atingido por disparo ao tentar impedir assalto na Barra da Tijuca (RJ)

Um homem, de 50 anos, foi ferido por um disparo ao tentar impedir um assalto…

PSD retira candidatura à presidência do Senado e anuncia apoio a Alcolumbre

O PSD retirou oficialmente sua candidatura à sucessão da presidência do Senado, hoje ocupada pelo…

Pular para o conteúdo