terça-feira, 21 de abril de 2026 - 2:03

  • Home
  • Alerj
  • Após onda de demissões, Couto envia a deputados proposta para reduzir cargos comissionados no Governo do RJ

Após onda de demissões, Couto envia a deputados proposta para reduzir cargos comissionados no Governo do RJ

Imagem gerada por Inteligência Artificial

Depois de uma semana marcada por exonerações em série nas secretarias de Governo, Casa Civil e no Gabinete do Governador, o governador interino Ricardo Couto decidiu avançar com uma nova medida para enxugar a estrutura do estado. O desembargador vai enviar à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um projeto de lei que fixa em 10% o limite máximo de servidores não concursados em cada uma das 32 secretarias estaduais.

A proposta surge na esteira da demissão de mais de 600 pessoas e mira diretamente o tamanho da máquina administrativa herdada da gestão anterior.

Levantamento da atual administração aponta que, em março deste ano, quando o governo ainda estava sob o comando de Cláudio Castro (PL), o estado tinha 14.340 cargos comissionados na administração pública.

O dado mostra um crescimento expressivo em comparação com o início da gestão de Castro, em 2021. Segundo o levantamento, o número de nomeados aumentou 47,86% no período.

O texto deverá ser encaminhado à Alerj nos próximos dias. A proposta faz parte de um conjunto mais amplo de medidas de contenção e reorganização da estrutura administrativa do Palácio Guanabara.

Essas ações devem ser implementadas de forma gradual, conforme avancem as auditorias já determinadas pelo governo interino e conduzidas pela Casa Civil e pela Secretaria de Estado de Governo.

A iniciativa reforça a linha adotada por Ricardo Couto desde que assumiu o comando do estado: reduzir despesas, rever nomeações e impor uma marca de ajuste na administração fluminense.

Com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morre a quarta vítima da explosão na Via Dutra, em Barra Mansa

Foto: Reprodução Nesta segunda-feira (20/04), morreu Jhonatan Wisley Assunção, a quarta…

Lula fala em reciprocidade após expulsão de delegado dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em reciprocidade depois que o governo de…

Governador em exercício do RJ exonera mais 94 servidores

O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do Governo do Estado do…

Ir para o conteúdo