Você está visualizando atualmente Apreciadores unidos na mesa do bar e na tela do celular

Apreciadores unidos na mesa do bar e na tela do celular

O simples ato de apreciar uma cerveja está sendo modificado pela tecnologia dos aplicativos

Se você acha que nenhum prazer se compara a sentar em um bar, pedir uma cerveja gelada e apreciar aquele líquido dourado descendo pela sua garganta, você pode estar… ultrapassado. Isso mesmo, hoje apreciar uma cerveja envolve conhecimento, tecnologia e conectividade. Os apreciadores antenados atualmente se reúnem em aplicativos como o Untappd, uma rede social só sobre cervejas e utilizado no mundo inteiro.

O analista de sistemas Guilherme Mattar, 27, conheceu o aplicativo quando esteve no Canadá. “Guardei e avaliei várias cervejas de lá. Além de avaliar, utilizo a aplicativo para guardar quais minhas cervejas preferidas de acordo com o tipo, larger ou pale ale”, explica.

Guilherme faz parte de um clube de cerveja e recebe mensalmente garrafas para experimentar. “Utilizo esse aplicativo para avaliar as marcas que recebo”, afirma. Para ele, o fato de seus amigos também utilizarem o aplicativo faz diferença. “Podemos trocar ideia pelo celular”, afirma.

Os usuários do Untappd, que está disponível para as plataformas iOS e Android, utilizam suas avaliações para ganhar status dentro da rede social. “O legal dele que você compartilha as cervejas que está bebendo com os amigos e os locais onde você está. E as ‘badges’ (ou selos) que você adquire vão lhe dando status de apreciador”, explica o jornalod_jornallista do blog “Achados e Bebidos”, especializado em cervejas, Marcelo Paulo Silva.

O desenvolvedor Bruno Leite Alves utiliza o aplicativo para guardar lembranças das cervejas diferentes que teve acesso. “Uso mais quando vou para fora (do país)”, diz e ainda brinca: “só para registrar cervejas mais chiques que tomo”.

Para Marcelo Paulo, o aplicativo pode ser um ótimo guiar para quem quer curtir novas cervejas no exterior. Ele explica que com ele é possível “fazer buscas por locais também, então se a pessoa está no Canadá, pode acessar para saber onde tem boas cervejas nas redondezas”, diz.

Não é só de avaliação e status que vive o cervejeiro conectado. Outros serviços podem ser encontrados nas lojas de aplicativos como banco de dados de milhares de marcas, geolocalização para encontrar bares especializados em qualquer lugar do planeta, comparação de preços e enciclopédias para harmonização entre pratos e cervejas.

O aplicativo da cervejaria Eisenbahn é recomendado por Marcelo Paulo para harmonizações.

“Consulto esse aplicativo para saber qual prato pode harmonizar com a minha cerveja de trigo, por exemplo. É tipo um guia, mas não possui recursos de interação como o Untappd”. Por outro lado, Marcelo valoriza outras seções. “É um aplicativo que tem história da cerveja, explica os estilos, fala sobre os tipos de copos e a importância de cada um”, analisa o jornalod_jornallista.

Especializado

Mudança. Publicações especializadas em cerveja que migraram para o formato digital também têm boas informações. O jornalod_jornallista Marcelo Paulo indica a revista para tablet Beer Art.

Avaliação pelo rótulo Os vinhos também têm seus aplicativos e o mais popular é o Vivino, que reconhece o rótulo do vinho através de imagens da câmera do smartphone e envia uma nota ao usuário. O aplicativo está disponível em português nas duas principais plataformas: iOS e Android. O banco de dados do Vivino contém mais de 150 mil rótulos de 55 países, inclusive vinhos brasileiros.

Untappd

FOTO: Reprodução
Popular entre os cervejeiros, é uma rede social para compartilhar as cervejas bebidas, dar notas a elas, fazer check-in nos bares. Também sugere cervejas de acordo com o seu gosto. Em inglês, para iOS e Android.

Guia Eisenbahn

FOTO: Reprodução
Criado pela cervejaria, traz quatro seções: história da cerveja, estilos de cerveja, a importância dos copos e como saborear e avaliar uma cerveja. Ainda oferece harmonizações a partir da cerveja ou do prato. Em português.

Latão ou Latinha

Marcelo Paulo utiliza aplicativos para trocar informações sobre cerveja e para pesquisar harmonizações com a bebida” width=”316″ height=”237″ class=”size-full wp-image-2957″ /> JAQUES DIOGO /O TEMPO
Apreciador. Marcelo Paulo utiliza aplicativos para trocar informações sobre cerveja e para pesquisar harmonizações com a bebida[/caption]
Calculadora

App oferece melhor custo benefício As chamativas promoções de cerveja no supermercado nem sempre são a melhor opção na hora de economizar e os aplicativos estão ajudando os consumidores a descobrir isso. “Mais de uma vez usei o aplicativo e descobri que era mais vantagem comprar a latinha de cerveja e não o latão. O comerciante tenta enganar o consumidor”, diz o advogado Marcelo Lagôa Lopes, 33, usuário do aplicativo gratuito Latão ou Latinha, disponível para Android e iOS. Segundo Lopes, ele utiliza o aplicativo principalmente no supermercado. “Compro a cerveja para beber nos churrascos de fim de semana ou quando assisto jogos de futebol com meus amigos. Com o aplicativo consigo economizar até 25% na hora da compra”, afirma. Outros aplicativos oferecem o mesmo serviço como o Acertando na Lata e o Calculadora de Bebidas.