sábado, 8 de agosto de 2026 - 10:29

  • Home
  • Alerj
  • Araruama lidera geração de empregos na Baixada Litorânea e amplia projeção de Dani Soares

Araruama lidera geração de empregos na Baixada Litorânea e amplia projeção de Dani Soares

A prefeita de Araruama, Daniela Soares, mais conhecida como Dani Soares, vem ganhando espaço político na Região dos Lagos, mesmo fora do calendário eleitoral municipal. À frente da Prefeitura desde 2025, ela tem conseguido transformar resultados administrativos em capital político.

O dado que mais chama atenção é o avanço de Araruama na geração de empregos formais. Segundo números do Caged, do Governo Federal, o município saiu da 10ª posição na Baixada Litorânea, em 2024, para a liderança regional no primeiro trimestre de 2026, com 451 novas vagas criadas.

Em 2025, a cidade já havia subido para o segundo lugar no ranking regional, com saldo positivo de 389 empregos formais. A Prefeitura de Araruama atribui o desempenho à chegada de novas empresas, a investimentos em infraestrutura, obras urbanas, melhorias viárias e requalificação de espaços públicos.

Presença popular ajuda a fortalecer imagem

Além dos números da economia, Dani Soares tem apostado em uma presença mais próxima da população. Extrovertida, comunicativa e com perfil popular, a prefeita tenta construir uma imagem de gestora acessível, fator que costuma pesar bastante na política do interior e das cidades médias.

Esse estilo tem ajudado a ampliar sua visibilidade em uma região onde lideranças locais costumam disputar espaço com nomes mais antigos da política fluminense. Ainda é cedo para medir o tamanho desse movimento, mas o crescimento de Araruama no noticiário regional já começa a mexer no tabuleiro.

Na educação, o município também apresentou resultados importantes. Araruama recebeu, pela primeira vez, o Selo Ouro do MEC na alfabetização, reconhecimento nacional ligado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Segundo o IBGE, a taxa de escolarização na cidade é de 98,09% entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

O conjunto desses resultados colocou Daniela Soares em posição de maior evidência na Região dos Lagos. Naturalmente, isso também incomoda outras lideranças que observam a movimentação da prefeita.

Mesmo sem eleição municipal à vista, Dani Soares já entrou no radar de partidos e caciques estaduais. Em uma região estratégica para a política do Rio de Janeiro, Araruama começa a aparecer com mais força, e sua prefeita também.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quatro pessoas morrem em queda de helicóptero no Rio de Janeiro

Quatro pessoas morreram na queda de um helicóptero na região da Vista Chinesa, no Parque…

Os homens que vestiram o Rio de prata: os mestres esquecidos que criaram verdadeiros tesouros cariocas

Prateiro trabalha artesanalmente uma peça de prata, utilizando técnicas tradicionais que atravessaram séculos no ofício…

Diagnóstico precoce da AME é divisor de águas para qualidade de vida

O Dia Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (AME), celebrado neste sábado (8), reforça a importância…

Ir para o conteúdo