Armazém histórico na região portuária abrigará Espaço Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos

Armazém histórico na região portuária abrigará Espaço Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos

Iniciativa do Governo do Estado, patrocinada pelo Sistema Fecomércio RJ, pretende ressaltar vocações locais, atrair investidores e mostrar a participação do esporte no cotidiano dos moradores

Um armazém histórico de sete mil metros quadrados na região portuária foi o cenário escolhido para sediar o Espaço Rio de Janeiro, um local dedicado a mostrar, durante os Jogos Olímpicos, o melhor que o estado tem a oferecer. Iniciativa do Governo do Estado, através das secretarias da Casa Civil, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços; Turismo e Cultura, e implementada pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, investidor para a concretização da ideia, o antigo edifício dos Armazéns Paranapanema, da Avenida Rodrigues Alves, foi totalmente adaptado para se transformar, entre os dias 4 e 21 de agosto, no espaço que irá promover a imagem positiva do Rio de Janeiro e do Brasil para os negócios e o turismo e atrair cerca de 150 mil visitantes.
Sede de inúmeras empresas nacionais e estrangeiras, polo da moda brasileira, importante centro de pesquisas no país, o estado dispõe de uma forte infraestrutura que viabiliza e estimula a geração de novos negócios. Painéis de debates e mesas redondas discutirão o momento atual e o prognóstico para o futuro de diferentes setores como moda, turismo e tecnologia. O evento ajudará ainda a conectar investidores, empresários, executivos e agências de desenvolvimento e fomento. Serão mais de 20 eventos sobre setores estratégicos para o estado que deverão reunir cerca de 3,5 mil empresários, investidores e autoridades de todo o mundo.
No primeiro andar do edifício, haverá instalações que mostrarão a vocação natural do Rio de Janeiro para a prática esportiva, ressaltando a melhora na qualidade de vida que essa atitude gera em seus moradores. Através do Sesc RJ, braço sociocultural do Sistema Fecomércio RJ, o local irá promover experiências esportivas que explorem valores como disciplina, concentração, saúde, comprometimento e espírito de equipe. Modernos equipamentos de simulação com efeitos sonoros e visuais farão com que o visitante se sinta como um esportista ao, por exemplo, remar nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, escalar a Pedra da Gávea, disputar uma partida de vôlei de praia em Copacabana ou correr na velocidade de um campeão olímpico.
Entre as atrações haverá ainda orientação sobre nutrição esportiva, mostra de fotografia, retratando esportistas amadores em triedros com backlights (painéis iluminados), exposição de alunos do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, com aplicação técnica de modelagem tridimensional Moulage (sob medida) e projeções de estampas a partir de características regionais. Os ambientes de convivência, em formato lounge, serão decorados com mobiliários criados por designers do estado do Rio.
Os visitantes também farão uma viagem sensorial aos principais pontos turísticos do Estado do Rio, por meio de um cinema em 360° com efeitos sonoros e interativos por locais como a região do Vale do Café, incluindo imagens dos produtos desenvolvidos nessas localidades.
Além de atrair a atenção para o estado estimulando novos investimentos, o Espaço Rio de Janeiro deixará um outro legado. O armazém que abriga essa iniciativa, e que passou por obras de infraestrutura e de recuperação, será no futuro a nova Central Técnica de Produções do Theatro Municipal, um projeto multidisciplinar, com oficinas de produção de cenários e figurinos, espaço para exposições com acomodação do acervo e a Escola da Fábrica de Espetáculos.
O Rio de Janeiro é o segundo estado com maior produto interno bruto (PIB) do país e o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o quarto mais elevado do Brasil. Apresenta ainda a terceira maior taxa de alfabetização, ficando atrás somente de Santa Catarina e do Distrito Federal. Parceiro do Governo do Estado na criação do Espaço, o Sistema Fecomércio RJ acaba de concluir o Mapa Estratégico do Comércio, um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020. O Mapa reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial.

CAIXA SENSORIAL OU DOMO
Um cinema em 360° com efeitos sonoros que projeta a simulação de um passeio pelos principais pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro como a Região Serrana e Vale do Café, incluindo também imagens de produtos desenvolvidos nesses lugares, além de cenários esportivos, culturais e gastronômicos.
ESPAÇO MODA
Exposição de oito manequins com aplicação técnica moulage (feita sob medida) em tecido neutro. As roupas são usadas como uma espécie de tela onde estampas criadas por alunos do curso Técnico em Modelagem do Vestuário com imagens relacionadas a características das regiões do estado serão projetadas.
ESPAÇO DESIGN
Ambientes para convivência, em formato lounge, utilizando mobiliários e produtos decorativos criados por designers do estado do Rio de Janeiro.
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS
Trabalhos de alunos do curso de Fotografia, retratando esportistas amadores em ação no dia a dia do Rio de Janeiro. As imagens são expostas em triedros com backlights (painéis iluminados).
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
Com foco em Nutrição Esportiva, o visitante recebe avaliações nutricional e física.
EXPERIÊNCIAS ESPORTIVAS
– Totó Humano
Os participantes jogam totó com seu próprio corpo em uma estrutura que simula uma mesa de totó gigante.
– Corra com campeões
Uma esteira reproduz a velocidade que um medalhista olímpico atinge durante as provas. O participante que está correndo tenta acompanhar o mesmo ritmo.
– Remo Olímpico
Uma área com um tanque repleto de água onde os participantes podem simular a atividade por meio de um painel de Led que transmite imagens da Lagoa Rodrigo de Freitas.
– Circuito de Bike
Os participantes disputam uma corrida de bike sem sair do lugar com a simulação de um dos cartões postais do Rio, a Vista Chinesa. Uma tela acoplada ao equipamento mostra estatísticas de velocidade, distância e colocação,
– Judô Force
Um simulador de força mede a potência do seu golpe de judô. Ao empurrar uma estrutura almofadada o medidor de força fornece as métricas. Há um placar com as melhores performances, com nomes dos competidores.
– Parede de escalada
Para trazer um clima de aventura ao espaço, foi instalada uma parede de escalada que tem como cenário a Pedra da Gávea.
– jornalod_jornalda nas Estrelas
O participante tem a oportunidade de dar um saque “jornalod_jornalda nas Estrelas”. Uma estrutura inteligente mede a velocidade e a distância do seu saque.

Funcionamento Espaço Rio de Janeiro
Avenida Rodrigues Alves, 330/331 – Praça Mauá
Em frente ao Armazém número 6 no Boulevard Olímpico
De 04 a 21 de agosto
Horário: das 10h às 19h
Entrada franca
Fotos: Marcelo Horn

Deixe uma resposta