Arraial da Educação integra a Festa dos Carecas e será em 3 de julho

Evento envolverá 15 escolas das três redes de ensino. Este ano, tema lembra personagem de Monteiro Lobato, patrono da Flican, que será em setembro
Cantagalo – Já virou tradição, e tradição deliciosa e coroada de sucesso. É a Festa do Folclore Junino, o popular Arraial da Educação, organizada pela Secretaria de Educação de Cantagalo e que, este ano, será realizada no próximo dia 3 de julho, domingo, integrando a programação da 107ª Festa dos Carecas, uma das mais antigas do estado. O evento costuma abrir os festejos juninos, ora no final de maio, ora no primeiro final de semana de junho. No entanto, este ano o evento foi adiado para julho exatamente para integrar a Festa dos Carecas, que acontece no período de 29 de junho, quando será feriado municipal, a 3 de julho.
A festa, que completa 12 anos, sempre defende um tema diferente. Este ano, será ‘Jeca Tatu e o Meio Ambiente’. Segundo a secretária municipal de Educação, Fernanda Torres, o tema é uma homenagem ao personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato e que serviu de inspiração para que o humorista Amácio Mazzaropi também eternizasse o caipira no cinema. Além disso, o evento vai chamar a atenção de adultos e crianças para a importância da preservação ambiental e para as ações sustentáveis. Aliás, Monteiro Lobato será patrono da 10ª Feira literária de Cantagalo (Flican), que será realizada em setembro.
O evento terá início às 14 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz do Santuário do Santíssimo Sacramento, no Centro da cidade, ocupando, também, toda a extensão da Rua Leontino Felippe Richa e parte da Avenida Barão de Cantagalo. Guloseimas doces e salgadas serão oferecidas nas barracas, por conta das escolas.
A Secretaria de Educação informou que participarão 15 escolas das três redes de ensino no município – municipal, estadual e particular. Das 15 escolas participantes, 13 montarão barracas, com renda revertida à própria unidade de ensino. Todas elas, no entanto, serão representadas no palco por grupos de danças folclóricas juninas, envolvendo, principalmente, os estudantes. Esses grupos serão responsáveis pela animação do evento.
A previsão é de que a comemoração junina tome conta de toda a tarde e parte da noite. “Nosso objetivo é promover uma integração entre as escolas, a comunidade e as tradições juninas, ou seja, uma festa típica desta época do ano, com alegria, barracas, danças e comidas típicas”, adianta a secretária Fernanda Torres.
Ao final, haverá show, serão entregues os certificados de participação de cada unidade de ensino e ainda será anunciado o resultado da eleição da barraca mais original e da mais bem enfeitada.
Redação: Gilmar Marques
Foto: Gilmar Marques/Arquivo 2015

Deixe uma resposta