Secretário de Fazenda frisa que os impostos arrecadados pelo governo pesam no orçamento cinco vezes mais que os royalties, afetados pela queda no preço do petróleo
FERNANDO MOLICA
Rio – Em 2015, a arrecadação do ICMS, que responde por 70% dos impostos estaduais, chegou a R$ 34,01 bilhões, menos 0,48% da registrada no ano anterior. A queda é bem maior, já que o valor não leva em conta a inflação de 2014, superior a 10%.
Secretário de Fazenda, Julio Bueno frisa que os impostos arrecadados pelo governo pesam no orçamento cinco vezes mais que os royalties, afetados pela queda no preço do petróleo. Ressalta que o ICMS foi muito abalado pela crise na indústria petrolífera.
Tesourão
O pacote que extingue órgãos do estado inclui Funarj, Suderj, Ceperj, FIA, Santa Cabrini (que cuida do trabalho de presos), Fundação Museu da Imagem e do Som, Fundação Instituto de Pesca e a Fundação Estadual Norte Fluminense.
Tensão no PMDB
E tem muita gente no PMDB-RJ preocupada com as consequências da crise no estado na eleição de 2016. A luz amarela acesa em 2015 por conta da agressão de Pedro Paulo Teixeira à então mulher já está ficando quase vermelha.
Exonerado
A mudança de comando na Secretaria Estadual de Saúde levou à exoneração de Henrique Guitton Neto. Era o superintendente de Suprimentos e Logística que negou aparelhos médicos para a UPA São Gonçalo 2, no Jardim Catarina. Alegou que o material estava bloqueado para a Olimpíada.
Jogo dos erros
Estão cheias de erros as legendas daquele painel horroroso com imagens do Rio que recepciona passageiros de voos nacionais no Terminal 2 do Galeão. Um dos textos diz que a Companhia Cantareira (extinta há décadas) é responsável pelas barcas entre Rio e Niterói. Outro, afirma que o Maracanã é o maior estádio do mundo e foi projetado para 200 mil “expectadores” — com “x”.
Promessas
Novo superintendente regional do Ministério do Trabalho, o ex-deputado petista Robson Leite diz que vai acabar com as vergonhosas filas para emissão de carteiras de trabalho e para pedido de seguro desemprego. A conferir.
FDP de todos
Presidente da Câmara de Barra Mansa, José Luiz Vaneli afirmou, ao assumir o cargo no Salão Nobre da Casa, que aquele palavrão resumido pelas iniciais FDP é uma expressão “que todo mundo usa”. Queria aliviar a barra do antecessor, Marcelo Cabeleireiro, acusado de ter xingado o prefeito Jonas Marins.
Investigação
A Corregedoria da Guarda Municipal vai investigar os guardas que, domingo, ao reprimirem com violência um camelô, tumultuaram um desfile de blocos no Centro.