Você está visualizando atualmente Autoescolas credenciadas pelo Detran.RJ  oferecerão provas teóricas para carteiras de habilitação

Autoescolas credenciadas pelo Detran.RJ oferecerão provas teóricas para carteiras de habilitação

Uma boa notícia para quem está na expectativa de tirar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação. Em breve,
as provas teóricas para tirar a CNH poderão ser feitas também nas autoescolas. Atualmente as provas são realizadas exclusivamente nos postos do Detran – que continuará oferecendo os exames.

“Como existem centros de formação de condutores que funcionam à noite, e também aos sábados e domingos, muitos usuários que têm dificuldade para realizar a prova em horário comercial terão novas possibilidades para marcar o exame”, explica o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O anúncio da parceria foi feito nesta segunda-feira (5/9), na sede do Detran, com a presença do Sindicato das Autoescolas do Estado do Rio de Janeiro (Sindaerj), que representa 800 unidades. 

André Melo, presidente do Sindaerj, destacou a capilaridade que a medida vai possibilitar ao público. “Os motoristas que tiverem que realizar o processo de reciclagem de condutor penalizado, com a suspensão do direito de dirigir, também serão beneficiados com esta medida”, disse André.

A iniciativa faz parte do processo de expansão das redes de atendimento dos usuários do Detran.RJ, que vem sendo implantado pela nova gestão do departamento. Entre os principais focos estão a digitalização de processos de emissão de documentos e o aumento dos atendimentos presenciais, por meio de convênios e parcerias.

Neste caso específico da realização de provas teóricas nas autoescolas, para garantir a segurança e confiabilidade do processo, haverá a implementação de tecnologias para monitoramento online do procedimento nas dependências dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Com o objetivo de manter a segurança na aplicação dos exames, ficará proibida, também, a concessão de autorização ao CFC que tenha sofrido qualquer penalidade nos últimos 12 (doze) meses, conforme a portaria 6285, que trata do assunto, e foi publicada no Diário Oficial do último dia 29/8.