O governo federal reservou R$ 4,3 milhões para pagar a infraestrutura usada no desfile do 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No ano passado, o gasto com o evento foi de R$ 3,1 milhões.
O pagamento será feito via Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e exclui os gastos com deslocamentos de tropas e de estudantes que vão participar da atividade.
O edital de contratação dos serviços dá detalhes de como serão, por exemplo, as tribunas de honra onde ficarão autoridades brasileiras e estrangeiras.
Um dos espaços terá capacidade para 300 pessoas sentadas em cadeiras estofadas, confeccionadas com espuma injetada, estilo tiffany, sem braços, estrutura fixa de pés palito, confeccionada em madeira, policarbonato cristal, aço, ferro ou alumínio, revestida em tecido liso, novas e pintadas, sem descascados, ferrugem ou amassados.
Para a redução do calor e secura ambiente, deverão ser instalados na tribuna, no mínimo quatro Resfriadores Evaporativos para grandes ambientes, com emissão de ruído menor ou igual a 75 decibéis, em dimensões de tamanho compatíveis com a capacidade de público, sem impactar na perda de espaço para circulação e acomodação.
As arquibancadas deverão ter capacidade para 30 mil pessoas. Todas deverão ter fechamentos com forração em tecido tencionado, visando a cobertura das laterais e dos fundos de todas as arquibancadas.
Os tecidos deverão ter as mesmas medidas proporcionais ao tamanho da arquibancada e deverão ser unicamente em três cores alusivas ao evento.
Serão 23 unidades de banheiro químico unissex tipo luxo, com pia com acionamento da torneira no pé, descarga com acionamento no pé, vaso sanitário com cuba e comporta, porta gel, porta papel toalha, porta papel higiênico, grades de ventilação e dutos de respiro, com tampa móvel no fundo e com abastecimento de água para pia e descarga. Estão previstos outros 730 banheiros químicos comuns.
A licitação inclui ainda dez mil unidades de bandana, em tecido de cetim, impressão de alta resolução nas cores verde, azul, amarelo e branco; quinze mil unidades de bandeira do Brasil, tamanho 45x60cm com haste de plástico; e dez mil unidades de boné em tecido supercap, modelo americano, fecho traseiro em fivela de metal, personalização em silk (pintura), botão forrado.
X pode voltar? Entenda ação que pede ao STF desbloqueio da plataforma