A Bienal do Livro Rio 2025 presta homenagem especial ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuna nesta segunda-feira (16/06), data em que o autor de O Auto da Compadecida completaria 98 anos. O tributo, organizado pelo Grupo Ediouro, acontece a partir das 17h30 com um cortejo festivo pelos corredores do Riocentro, misturando música, dança e poesia sob o comando da Orquestra Armorial.
O evento revisita o Movimento Armorial, fundado por Suassuna na década de 1970, que buscava integrar elementos da cultura popular nordestina com a tradição erudita brasileira. No encerramento, o neto do autor, João Suassuna, ministra uma aula-show sobre a vida e obra do avô, na Praça Além da Página — novo espaço ao ar livre da Bienal dedicado a atividades culturais imersivas.
A homenagem também marca o trabalho recente da Ediouro na reedição de títulos de Suassuna. Entre os lançamentos estão a edição comemorativa dos 70 anos de O Auto da Compadecida, o box Pasto Incendiado, que reúne a poesia completa do autor com organização de Carlos Newton Júnior, e Auto da Compadecida 2, adaptação em formato romanceado do novo filme, também escrito por Newton e com prefácio de João Suassuna.
O evento é gratuito para os visitantes da Bienal e promete emocionar o público com um mergulho na trajetória literária e filosófica de um dos maiores nomes da cultura brasileira.